The motivational factors for the futsal practice: comparison amongmale and female athletes ofadult categories

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Jose Augusto Evangelho Hernandez UERJ
  • Luí­s Fernando Roese Ortiz Sport Club Internacional
  • Patricia Eloi Gomes Voser Faculdade Sogipa de Educação Física
Keywords: Motivation, Sex differences, Sport Psychology, Futbol

Abstract

This study aimed to measure and to compare the motivational factors for the sport in male and female athletes of the adult category of futsal. The descriptive study involving 45 federated athletes adult category, 18-32 years old, 15 male athletes from a team in Porto Alegre and 30 female athletes that participate in teams of Porto Alegre and metropolitan region. As an instrument for data collection it was used questionnaire Motivation for Participation in Sport created by Gill, Gross and Huddleston (1983). The collected data were typed and analyzed using SPSS version19.0 through descriptive statistics. The results suggested that male athletes have higher motivation in all dimensions when compared with female athletes. The statistically significant differences appeared in the dimensions status, fitness and fun. This fact can be explained, probably, because historically there is more participation of males in the researched mode. The women futsal is a late fact. Thus, we suggest further studies ofwomen athletes futsal and comparisons between genders in order to contribute to the psychological development of athletes and team performance

Author Biography

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

References

-Almeida, M. A. B.; De Rose Junior, D. Fenômeno esporte: relações com a qualidade de vida. In: Vilarta, R.; Gutierrez, G. L.; Monteiro, M. I. Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no século XXI. Campinas. IPES. 2010.

-Arnal, J.; Rincón, D.; Latorre, A. Investigación educativa: metodologias de investigación educativa. Barcelona. Universidade de Barcelons. 1991.

-Barroso, M. L. C.; e colaboradores. Motivos de prática de esportes coletivos universitários em Santa Catarina. In: Fórum Internacional de Esportes. Núm. 6.2007. Florianópolis. Anais do Fórum Internacional de Esportes. Núm. 6. Florianópolis: FESPORTE. 2007. Disponível em CD-ROM.

-Brandão, M.R.F. O lado mental do futebol. In: Barros, T.B.; Guerra, I. Ciência do Futebol. Manole. 2004

-Becker Junior, B. El efecto de tecnicas de imaginacion sobre patrones lectroencefalograficos, frecuencia cardiaca y en el rendimiento de practicantes de baloncesto con puntuaciones altas y bajas en el tiro libre.Tesis doctoral. Facultad de Psicología. Universid de Barcelona. Barcelona. 1996.

-Berleze, A. Motivos que levam crianças para a prática de atividades motoras na escola. Monografia de Especialização. UFSM. 1998.

-Carmo, J. V.; e colaboradores. Motivos de início e abandono da prática esportiva em atletas brasileiros. HU Revista. Vol. 35. Núm. 4. p. 257-264. 2009.

-Cratty, B.J. Psicologia no esporte. Prentice-Hall. 1983.

-Gill. D.L.; Gross, J. B.; Huddleston, S. Participation Motivation in Youth Sports, International Journal of Sport Psychology. Vol. 14. p. 1-14. 1983.

-Martin Junior, E.M. L. Motivos de prática de hóquei sobre a grama: um estudo com as seleções brasileiras masculina e feminina. TCC em Licenciatura em Educação Física. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. 2009.

-Melo, N.B. C. Motivação de adolescentes para a prática esportiva. Monografia Escola de Educação Física. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2010.

-Rubio, K. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. Casa do Psicólogo. 2000.

-Saldanha, R. P. Motivação à prática regular de atividades físicas: Um estudo com atletas de basquetebol infanto-juvenis (13 a 16anos). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.

-Scalon, R. M. Fatores motivacionais que influem na aderênciae no abandono dos programas de iniciação desportiva pela criança. Dissertação de Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Escola de Educação Física da UFRGS. Porto Alegre. 1998.

Published
2014-08-16
How to Cite
Voser, R. da C., Hernandez, J. A. E., Ortiz, L. F. R., & Voser, P. E. G. (2014). The motivational factors for the futsal practice: comparison amongmale and female athletes ofadult categories. RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football, 6(21). Retrieved from https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287
Section
Scientific Articles - Original

Most read articles by the same author(s)