A influência do VAR no resultado final do Campeonato Brasileiro de 2019
Resumo
A busca pelo aperfeiçoamento no que se refere à justiça no futebol fez com que as instituições organizadoras de competições revissem seus métodos. Uma tecnologia utilizada em outros esportes, o sistema de vídeo, passou a figurar as partidas junto com a implementação do auxiliar de ârbitro de vídeo (VAR). O objetivo do estudo foi analisar se a interferência do VAR nos jogos modificou o resultado final do Campeonato Brasileiro de 2019, onde foi quantificado e qualificado os lances. Os dados foram compostos por 380 jogos no decorrer de 38 rodadas. A coleta de dados foi realizada a partir de um site esportivo e contabilizadas em uma planilha. Ocorreu interferência do VAR em 81 jogos, com 44 gols foram anulados, 18 gols validados, 37 pênaltis marcados e convertidos. Após a análise, concluiu-se que a intervenção do auxiliar de árbitro de vídeo foi determinante para a classificação do campeonato. Métodos de aprimoramento no uso da tecnologia devem ser estudados, visando enfatizar o propósito central da ideia.
Referências
-Agostino, G. Nós e Ellos, Nosotros y Eles - Brasil x Argentina: Os inimigos Fraternos In: Silva, F.C.; Santos, R.P. (Orgs) Memória social dos esportes. Futebol e política: A construção de uma identidade nacional. Rio de Janeiro.
Mauad Editora. Faperj. p. 55-80. 2006.
-Bal, B.; Dureja, G. Hawk Eye: A Logical Innovative Technology Use in Sports for Effective Decision Making. Sport Science Review. Vol. 21. Núm. 12. 2012. p. 107-120.
-Barbato, B. Relembre os 10 piores de arbitragem que já aconteceram no Brasil. 2017. Disponível em:
https://www.torcedores.com/noticias/2017/02/relembre-os-10-piores-erros-de-arbitragemque-ja-aconteceram-no-brasil > acesso em 04/04/2020
-Batista, D. Veja os valores da premiação do Brasileirão 2019. Dezembro 2019. Disponível em
<https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,valores-da-premiacao-do-brasileirao2019,70003115111> acesso em 15/04/2020.
-Castellar, G. Quais foram os maiores erros de arbitragem de todos os tempos? Revista Super Interessante. 18 abril 2011. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundoestranho/quais-foram-os-maiores-erros-dearbitragem-de-todos-os-tempos/ > acesso 31/03/2020
-CBV. Confederação Brasileira de Voleibol. Regulamento Oficial. 2018.
-Conmebol. Manual de Clubes Conmebol Libertadores 2020. Paraguai. 2019.
-FIFA. Internacional Football Association Board. Regras do jogo. Suíça. FIFA. 2018.
-Lane, A.M.; Nevill, A.M.; Ahmad, N.S.; Balmer, N. Soccer Referee Decision-making: Shall I Blow the Whistle? Journal of Sports Science and Medicine. Vol. 5. p. 243-253. 2006.
-Martinez. J.A.; e colaboradores. Limitacións cognitivas na apreciación do fora de xogo nos assistentes de fútbol. Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Universidade do Porto.
Porto. 2004.
-Oliveira, M, C. Análise dos erros e acertos dos árbitros brasileiros de futebol em relação à distância da infração e atenção concentrada. Tese de Doutorado. São Paulo. Universidade Federal de São Paulo. 2005.
-Ribas, L.V. O mundo das Copas: as curiosidades, os momentos históricos e os principais lances do maior espetáculo do esporte mundial. São Paulo. Lua de Papel. 2010.
-Santos, R. F. A violência no futebol português: uma interpretação sociológica a partir da concepção teórica de processo civilizacional. Tese de Doutorado. Porto. Universidade do Porto. 1997.
-Santos, R.F.; Soares, A.J.; Ferreira, M.S. Reflexões sobre os erros das arbitragens no futebol brasileiro: existe possibilidade de aperfeiçoamento. Revista Brasileira Futebol. Vol. 5. Núm. 1. p. 59-74. 2012.
-Silva, A.I.; Rech, C.R. Somatótipo e composição corporal de árbitros e árbitros assistentes da CBF. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 10. Núm. 2. p.143-148. 2008.
-Yallop, D. A. Como eles roubaram o jogo: segredos dos subterrâneos da FIFA. Rio de Janeiro. Record. 2002.
Copyright (c) 2021 Marcela Cunha Guimarães, Gustavo Tavares da Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).