Identificação dos fatores de influência na formação de jovens futebolistas, segundo a percepção de treinadores de escolinhas de futebol
Resumo
Esse estudo investigou quais seriam os fatores de inflência na formação de jovens futebolistas segundo a percepção de treinadores de escolinhas de futebol. A amostra foi composta por cinco treinadores de diferentes escolinhas da cidade de Curitiba. A pesquisa tem caráter qualitativo e utiliza-se de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo para interpretação dos dados. Dentre os resultados obtidos, alguns fatores de influência foram encontrados, e estes atuam entre os indivíduos envolvidos direta e indiretamente com o ensino do futebol, que ao conhecerem estes fatores de influência, podem tornar o futebol não apenas como uma ferramenta de treinamento, mas de formação pessoal também.
Referências
-Almeida, L. Iniciação desportiva na escola: a aprendizagem dos esportes coletivos. Departamento de Educação Física e Desportos - UFF. p. 1-11. 1996.
-Barbieri, F.; Benites, L. Especialização precoce : algumas implicações relacionadas ao futebol e futsal. In Machado, A. A. Especializaçao esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. São Paulo. Fontoura. 2008. p. 207-226.
-Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70. 1979.
-Bolaños, M.; Paes, R.; Arruda, M. Métodos de ensino nos jogos esportivos. Movimento & Percepção. Vol. 10. p. 264-273. 2009.
-Brasil. A prática de esportes no Brasil. Brasília. 2013.
-Campestrini, G. A responsabilidade social na formação de praticantes para o futebol: análise do processo de formação em clubes brasileiros. Universidade Técnica de Lisboa. 2009.
-Cavichiolli, F. R.; Cheluchinhak, A.B.; Capraro, A. M.; Junior, W. M.; Mezzadri.; F. M. O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 25. Núm. 4. p. 631-647. 2011.
-Costa, L.; Nascimento, J. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação
Física/UEM. Vol. 15. Núm. 2. p. 49-56. 2004.
-Costa, I.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos táticotécnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Núm. 2. p. 41-61. 2010.
-Deusdará, B.; Rocha, D. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na
(re)construção de uma trajetória. Alea. Vol. 7. p. 305-322. 2005.
-Florenzano, J. Afonsinho e Edmundo: a rebeldia do futebol brasileiro. São Paulo. Musa Editora. 1998.
-Galatti, L. Pedagogia do esporte: O livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. Universidade Estadual de Campinas. 2006.
-Gallahue, D. L.; Donelly, F. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. Phorte. Vol. 4. 2008.
-Gerhardt, T.; Silveira, D. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal de Uberlândia. 2009.
-Gil, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas. 2008. p. 1-220.
-Invernizzi, L.; Vaz, A. F.; Bassani, J. J. Non-professional Soccer in Florianopolis, Brazil: work notes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 31. Núm. 1. p. 271. 2017.
-Janssen, J.; Dale, G. The Seven Secrets of Successful Coaches. Cary, NC: Winning the Mental Game. 2002.
-Kunz, E. As dimensões inumanas do esporte de rendimento. ESEF/UFRGS. p. 10-19. 1994.
-Kunz, E. Transformação didático-pedagógica no esporte. Ijuí. 2003.
-Lopes, P.; Oliveira, M. S.; Fátima, C, R.; Nunomura, m. Motivos de abandono na prática de ginástica artística no contexto extracurricular. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 30. Núm. 4. p. 1043-1049. 2016.
-Melo, M.; Sales, V.; Sampaio, Y. F.; Lima, D. L. F.; Fontenele, F. G. Perfil do profissional que trabalha em escolinhas de iniciação ao futsal. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol 6. p. 149-154. 2007.
-Monteiro, P. J.; Cardoso, R. A. A utilização de jogos educativos para o aprendizado do futebol nas categorias de iniciaçao Sub-11. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. p. 14-24. 2011.
-Neto, V. A especialização precoce em escolinhas de futebol. Universidade Estadual de Campinas. 1996.
-Paes, R.; Balbino, H. Pedagogia do Esporte, Contextos e Perspectivas. Guanabara Koogan. 2005.
-Paoli, P. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Universidade Gama Filho. 2007.
-Paoli, P. B.; Silva, C.; Soares, A. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 38-52. 2008.
-Piccolo, V. Pedagogia dos esportes. Papirus. 1999.
-Poli, R.; Ravenel, L.; Besson, R. The transfer of footballers: a network analysis. CIES Football Observatory Monthly Report. Núm. 31. 2018.
-Powers, S. K.; Howlet, E. T. Fisiologia do exercício - teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Manole. 2000.
-Rodrigues, H. D. A.; Costa, G. D. C. T.; Junior, E. L. D. S.; Milistetd, M. As fontes de conhecimento dos treinadores de jovens atletas de basquetebol. Motrivivência. Vol. 29. Núm. 51. p. 100-118. 2017.
-Rufino, L. G. B.; Darido, S. C. Produção Científica Em Pedagogia Do Esporte: Análise De Alguns Periódicos Nacionais. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 9. Núm. 2. p. 110-132. 2011.
-Santana, W. Iniciação Esportiva e Algumas Evidências de Complexidade. Pedagogia do Futsal. Núm. 1. p. 1-6. 2002.
-Schmidt, R.; Wrisberg, C. Aprendizagem e performance motora. Artmed. p. 1-15. 2001.
-Silva, O.; Tashiro, T.; Silva, M. O desenvolvimento da coordenação motora aplicada ao futsal na escolinha Dentinho de Leite no município de Areia-PB. Revista Digital. 2006.
-Souto, V. Esporte de competição para crianças e adolescentes: saúde ou exploração? Universidade Federal de Santa Catarina. 2002.
-Souza, D.; Moraes, M.; Moreira, T. O perfil da produção cientifica online em português relacionada às modalidades olímpicas e paralímpicas. Movimento. Vol. 22. Núm. 4. p. 1105-1120. 2016.
-Souza, R. A Importância da Psicomotricidade para o Desenvolvimento Infantil através do Futebol. Universidade
Candido Mendes. 2004.
-Toledo, L. Lógicas no Futebol. Hucitec. 2002.
-Tozetto, A.; Galatti, L. R.; Duarte, T.; Milistetd, M. Football coaches’ development in Brazil: a focus on the content of learning. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 23. Núm. 3. p. 1-9. 2017.
-Weiszflog, W. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Melhoramentos. 2004.
-Willrich, A.; Azevedo, C. C. F. D.; Fernandes, J. O. Desenvolvimento motor na infância : influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociências. Vol. 17. Núm. 1. p. 51-56. 2009.
Copyright (c) 2021 Anelize Gabriele Peressute Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).