Panorama dos grupos de pesquisa de futebol: Cenário e temáticas estudadas no perí­odo de 2017 a 2018 no Brasil

  • Elson Aparecido de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, Brasil.
  • Riller Silva Reverdito Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Esporte, Grupos de Pesquisa

Resumo

Objetivamos apresentar um panorama dos grupos de pesquisa (GP) brasileiros destinados ao estudo do futebol e o estado do conhecimento da produção cientí­fica (artigos) de pesquisadores vinculados aos grupos no perí­odo de 2017 a 2018. Os dados foram levantados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil e no currí­culo Lattes dos pesquisadores. Encontramos 18 grupos certificados destinados ao estudo do futebol e 159 pesquisadores/as vinculados. Identificou-se 175 publicações dos pesquisadores com a temática futebol. A maioria dos estudos concentraram-se na dimensão energético-funcional e na análise de desempenho e comportamentos táticos. Conclui-se que a pesquisa do futebol por parte dos GP abrange diferentes temáticas, mas predominando a biodinâmica.

Biografia do Autor

Elson Aparecido de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, Brasil.

Especialista em educação fí­sica e esportes, com ênfase em métodos contemporâneos de ensino; mestrando em educação fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

-Andrade, D. C. T.; Ramos, H. R. Futebol: paixão ou negócios? Uma análise da produção científica mundial. Podium Sport, Leisure and Tourism Review. Vol. 4. Núm. 3. p. 169-184. 2015.

-Barreira, J.; Gonçalves, M. C. R.; Medeiros, D. C. C.; Galatti, L. R. Produção Acadêmica em Futebol e Futsal Feminino: Estado da Arte dos Artigos Científicos nacionais na área da Educação Física. Movimento. Vol. 24. Núm. 2. p. 607. 2018.

-Bettega, O. B.; Scaglia, A. J.; Morato, M. P.; Galatti, L. R. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Vol. 21. Núm. 3. p.791-801. 2015.

-Casarin, R.; Reverdito, R.; Greboggy, D.; Afonso, C.; Scaglia, A. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 133-152. 2011.

-Costa, I. Comportamento Tático no Futebol: Contributo para a Avaliação do Desempenho de Jogadores em situações de Jogo Reduzido. Tese de Doutorado em Ciências do Desporto. Faculdade de Desporto. Universidade do

Porto. Porto. 2010.

-Costa, R. R.; Santos, M. O. P.; Pereira, S. S.; Galatti, L. R.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: publicações em periódicos científicos brasileiros de 2010 a 2015. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde. Vol. 17. p. e019008. 2019.

-Fensterseifer, A.; Saad, M. A.; Pereira Moro, A. R. Futebol: Uma Investigação do Estado do Conhecimento das Dissertações e Teses produzidas no Brasil. Pensar a Prática. Vol. 21. Núm. 2. 2018.

-Galatti, L. R.; Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R.; Seoane, A. M. Pedagogia do Esporte: Tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física. Vol. 25. Núm. 1. p. 153-162. 2014.

-Garganta, J. M.; Guilherme, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar. p. 199-263. 2013.

-Garganta, J. M. Futebol e ciência. Ciência e futebol. Revista Digital. Buenos Aires. ano 7. 2001.

-Garganta, J. M. Futebol: uma arte em busca da ciência e da consciência? Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto. Vol. 21. Núm. 123. p. 21-25. 2006.

-Giglio, S. S.; Spaggiari, E. A produção das ciências humanas sobre futebol no Brasil: um panorama (1990-2009). Revista de História. Vol. 0. Núm. 163. p. 293. 2014.

-Helal, R. Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo. Vol. 8. Núm. 21. p. 11-37. 2011.

-Lattes CNPQ. Diretório de grupos de pesquisa. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acessado em:

/12/2019.

-Lizana, C. J. R.; Reverdito, R. S.; Brenzikofer, R; Macedo, D. V.; Misuta, M. S.; Scaglia, A. J. Technical and tactical soccer players’ performance in conceptual small-sided games. Motriz. Revista de Educação Física. Vol. 21. Núm. 3. p. 312-320. 2015.

-Martín-Nebreda, X.; Pérez-Gutiérrez, M.; Gómez-Alonso, M.; Gutiérrez-García, C. Producción científica sobre fútbol en revistas españolas de ciencias de la actividad física y del deporte. Movimento. Vol. 21. Núm. 3. p. 659-672. 2015.

-Nazi, R. M.; Drews, M. L. P. O jogo continua - Uma análise da produção científica sobre futebol em periódicos brasileiros de Administração e Ciências Contábeis. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE). Sistema de Avaliação: Double Blind Review. Vol. 3. Núm. 1. p. 1-15. 2018.

-Romanowski, J. P.; Ens, R. T. As Pesquisas Denominadas Do Tipo “Estado Da Arte” Em Educação. Revista Diálogo

Educacional. Vol. 6. Núm. 19. p. 37-50. 2006.

-Vaughan, J.; Mallett, C. J.; Davids, K.; Potrac, P.; López-Felip, M. A. Developing Creativity to Enhance Human Potential in Sport: A Wicked Transdisciplinary Challenge. Front. Psychol. Vol. 10. p. 2090. 2019.

Publicado
2021-05-09
Como Citar
Oliveira, E. A. de, & Reverdito, R. S. (2021). Panorama dos grupos de pesquisa de futebol: Cenário e temáticas estudadas no perí­odo de 2017 a 2018 no Brasil. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(49), 354-363. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/955
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original