Panorama dos grupos de pesquisa de futebol: Cenário e temáticas estudadas no período de 2017 a 2018 no Brasil
Resumo
Objetivamos apresentar um panorama dos grupos de pesquisa (GP) brasileiros destinados ao estudo do futebol e o estado do conhecimento da produção científica (artigos) de pesquisadores vinculados aos grupos no período de 2017 a 2018. Os dados foram levantados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil e no currículo Lattes dos pesquisadores. Encontramos 18 grupos certificados destinados ao estudo do futebol e 159 pesquisadores/as vinculados. Identificou-se 175 publicações dos pesquisadores com a temática futebol. A maioria dos estudos concentraram-se na dimensão energético-funcional e na análise de desempenho e comportamentos táticos. Conclui-se que a pesquisa do futebol por parte dos GP abrange diferentes temáticas, mas predominando a biodinâmica.
Referências
-Andrade, D. C. T.; Ramos, H. R. Futebol: paixão ou negócios? Uma análise da produção científica mundial. Podium Sport, Leisure and Tourism Review. Vol. 4. Núm. 3. p. 169-184. 2015.
-Barreira, J.; Gonçalves, M. C. R.; Medeiros, D. C. C.; Galatti, L. R. Produção Acadêmica em Futebol e Futsal Feminino: Estado da Arte dos Artigos Científicos nacionais na área da Educação Física. Movimento. Vol. 24. Núm. 2. p. 607. 2018.
-Bettega, O. B.; Scaglia, A. J.; Morato, M. P.; Galatti, L. R. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Vol. 21. Núm. 3. p.791-801. 2015.
-Casarin, R.; Reverdito, R.; Greboggy, D.; Afonso, C.; Scaglia, A. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 133-152. 2011.
-Costa, I. Comportamento Tático no Futebol: Contributo para a Avaliação do Desempenho de Jogadores em situações de Jogo Reduzido. Tese de Doutorado em Ciências do Desporto. Faculdade de Desporto. Universidade do
Porto. Porto. 2010.
-Costa, R. R.; Santos, M. O. P.; Pereira, S. S.; Galatti, L. R.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: publicações em periódicos científicos brasileiros de 2010 a 2015. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde. Vol. 17. p. e019008. 2019.
-Fensterseifer, A.; Saad, M. A.; Pereira Moro, A. R. Futebol: Uma Investigação do Estado do Conhecimento das Dissertações e Teses produzidas no Brasil. Pensar a Prática. Vol. 21. Núm. 2. 2018.
-Galatti, L. R.; Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R.; Seoane, A. M. Pedagogia do Esporte: Tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física. Vol. 25. Núm. 1. p. 153-162. 2014.
-Garganta, J. M.; Guilherme, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar. p. 199-263. 2013.
-Garganta, J. M. Futebol e ciência. Ciência e futebol. Revista Digital. Buenos Aires. ano 7. 2001.
-Garganta, J. M. Futebol: uma arte em busca da ciência e da consciência? Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto. Vol. 21. Núm. 123. p. 21-25. 2006.
-Giglio, S. S.; Spaggiari, E. A produção das ciências humanas sobre futebol no Brasil: um panorama (1990-2009). Revista de História. Vol. 0. Núm. 163. p. 293. 2014.
-Helal, R. Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo. Vol. 8. Núm. 21. p. 11-37. 2011.
-Lattes CNPQ. Diretório de grupos de pesquisa. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acessado em:
/12/2019.
-Lizana, C. J. R.; Reverdito, R. S.; Brenzikofer, R; Macedo, D. V.; Misuta, M. S.; Scaglia, A. J. Technical and tactical soccer players’ performance in conceptual small-sided games. Motriz. Revista de Educação Física. Vol. 21. Núm. 3. p. 312-320. 2015.
-Martín-Nebreda, X.; Pérez-Gutiérrez, M.; Gómez-Alonso, M.; Gutiérrez-García, C. Producción científica sobre fútbol en revistas españolas de ciencias de la actividad física y del deporte. Movimento. Vol. 21. Núm. 3. p. 659-672. 2015.
-Nazi, R. M.; Drews, M. L. P. O jogo continua - Uma análise da produção científica sobre futebol em periódicos brasileiros de Administração e Ciências Contábeis. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE). Sistema de Avaliação: Double Blind Review. Vol. 3. Núm. 1. p. 1-15. 2018.
-Romanowski, J. P.; Ens, R. T. As Pesquisas Denominadas Do Tipo “Estado Da Arte” Em Educação. Revista Diálogo
Educacional. Vol. 6. Núm. 19. p. 37-50. 2006.
-Vaughan, J.; Mallett, C. J.; Davids, K.; Potrac, P.; López-Felip, M. A. Developing Creativity to Enhance Human Potential in Sport: A Wicked Transdisciplinary Challenge. Front. Psychol. Vol. 10. p. 2090. 2019.
Copyright (c) 2021 Elson Aparecido de Oliveira, Riller Silva Reverdito
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).