As formas de relacionamento e comunicação entre clubes de Futebol e suas torcidas: da mídia impressa massificada à mídia eletrônica e as redes sociais clubísticas
Resumo
A comunicação permanente, com base em contribuir com o relacionamento entre o clube e sua torcida, é um elemento importante para o universo do futebol. Com base na evolução da tradicional mídia impressa massificada em direção as mídias eletrônicas e as redes sociais, o objetivo do presente artigo foi apresentar as formas que se dão a expressão social de Grêmio e Internacional através das redes sociais, usando como base a apresentação e análise do perfil dos clubes no Facebook, buscando, na sequência, traçar uma relação entre as formas que ambos utilizam a ferramenta eletrônica. As fontes secundárias de dados foram buscadas através de pesquisa bibliográfica, sendo estas caracterizadas por mídias, de acordo com pesquisa realizada ao longo do mês de junho de 2016. Notou-se que existem semelhanças nas formas de relacionamento entre os clubes e as suas torcidas na citada rede social, ao mesmo tempo em que também puderam ser notadas diferenças.
Referências
-Damo, A. S. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Tese de Doutorado em Antropologia. Porto Alegre. 2005.
-Damo, A. S. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Ed. Universidade. UFRGS. 2002.
-Daolio, J. As contradições do futebol brasileiro. In: Carrano, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro. DP&A. 2000.
-Di Grillo, M. R. Esquemas de Metodología: algunas ideas sobre proyectos de investigación. Buenos Aires. Edición Diagrama Consultora SRL. 2014.
-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2014.
-Morato, M. P. A dinâmica da rivalidade entre pontepretanos e bugrinos. In: Daolio, J. (org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas-SP. Autores Associados. 2005.
Copyright (c) 2020 Ancilla Dall´ Onder Zat, VinÃcius Triches
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).