Análise do treinamento tático processual no futebol
Resumo
O conhecimento tático é fundamental para o bom desempenho esportivo e seu desenvolvimento depende de fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e treinamento. Portanto, o objetivo do estudo foi comparar o comportamento tático individual de jogadores de futebol da categoria sub-13, após 18 sessões de treinamento. Dezoito jogadores de futebol da categoria Sub-13 de um clube de futebol da série A do Campeonato Brasileiro 2019 participaram da amostra. A avaliação dos jogadores ocorreu através do Teste de Conhecimento Tático Processual (TCTP: OE) aplicado ao futebol. Para comparação do conhecimento tático processual dos jogadores, utilizou-se a frequência absoluta e relativa e o teste qui-quadrado (X²). A análise dos dados foi realizada por meio do software SPSS® versão 22 para Windows®, adotando um nível de significância de p<0,05. Os resultados apontam que os jogadores não modificaram suas ações táticas ofensivas e defensivas em função das 18 sessões de treinamento realizadas. Isto ocorreu, provavelmente, pela escolha das atividades realizadas no treino. Dessa maneira, com as atividades realizadas, conslui-se que 18 sessões de treinamento não foram suficientes para modificar o comportamento tático individual dos jogadores de futebol da categoria Sub-13.
Referências
-Clemente, F. M.; Martins, F. M. L.; Mendes, R. S. Periodization Based on Small-Sided Soccer Games: Theoretical Considerations. Strength & Conditioning Journal. Colorado Springs. Vol. 36. Num. 5. 2014. p. 34-43.
-Clemente, F. Small-sided and conditioned games in soccer training the science and practical applications. Melgaço. Springer. 2016.
-Costa, l.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa, V. Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos táticotécnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 9. Num. 2. 2010. p. 41-61.
-Garganta, J. Modelação táctica do jogo de futebol: estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto. Porto. 1997.
-Giacomini, S. D.; Greco, P. J. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 8. Num. 1. 2008. p. 126-
-Greco, P. J. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1998.
-Greco, P. J.; Aburachid, L. M. C.; Silva, S. R.; Morales, J. C. M. Validação de conteúdo de ações tático-técnicas do Teste de Conhecimento Tático Processual - Orientação Esportiva. Motricidade. Ribeira da Penha. Vol. 10. Num. 1. 2014. p. 38-48.
-Greco, P. J.; Benda, N. R. Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1998.
-Greco, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. IN Silami, G.E.; Lemos,
M.L.K.; Greco, P.J. Temas Atuais VI -Educação Física e Esportes. Belo Horizonte. Healt. 2001.
-Gréhaigne, J. F.; Godbout, P. tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest. Vol. 47. Num. 4. 1995. p. 490-505.
-Hill-Haas, S. V.; Dawson, B.; Impellizzeri, F. M.; Coutts, A. J. Physiology of small-sided games training in football: a systematic review. Sports Medicine. Vol. 41. Num. 3. 2011. p. 199-220.
-Kannekens, R.; Elferink-gemser, M. T.; Visscher, C. Tactical skills of world-class youth soccer teams. Journal of Sports Sciences. Abingdon. Vol. 27. Num. 8. 2009. p. 807-812.
-Lima, C. O. V.; Matias, C. J. A. S.; Greco, P. J. O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 26. Num. 1. 2012. p. p.129-147.
-Matias, C. J.; Greco, P. J. Cognição & ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências & Cognição. Vol. 15. Num. 1. 2010. p. 252-271.
-Oliveira, A. F.; Beltrão, B.F. Silva, F.V. Metacognição e hemisfericidade em jovens atletas: direcionamento para uma pedagogia de ensino desportivo. Revista. Paulista de Educação Física. São Paulo. Vol. 17. Num. 1. 2003. p. 5-15.
-Ometto, L.; Vasconcellos, F. V. A.; Cunha, F.A.; Teoldo, I.; Souza, C. R. B.; Dutra, M. B.; O’Sullivan, M.; Davids, K. How manipulating task constraints in small-sided and conditioned games shapes emergence of individual and
collective tactical behaviours in football: a systematic review. International Journal of Sports Science and Coaching. Brentwood. Vol. 13. Num. 6. 2018. p. 1200-1214.
-Ric, A.; Hristovski, R.; Gonçalves, B.; Torres, L.; Sampaio, J.; Torrents, C. Timescales for exploratory tactical behaviour in football small-sided games. Journal of Sports Sciences. Abingdon. Vol. 34. Num. 18. 2016. p. 1723-1730.
-Saad, M. A. Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do Futsal. Dissertação de Mestrado. Centro de Educação Física e Desporto. Universidade Federal de Santa Catarina.
Florianópolis. 2002.
-Stefanello, J. M. F. A participação da criança no desporto competitivo: uma tentativa de operacionalização e verificação empírica da proposta teórica de Urie Brofenbrenner. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências do
Desporto e de Educação Física. Universidade de Coimbra. Coimbra. 1999.
-Teoldo, I.; Guilherme, J.; Garganta, J. Para um futebol jogado com ideias: concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes. Curitiba. Appris. 2015. p. 319.
Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Bento de Castro Júnior, Davi Correia da Silva, Pablo Juan Greco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).