Heroísmo e mídia: a chegada de Ronaldo ao Corinthians na Folha de São Paulo
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar como a Folha de São Paulo retratou a chegada de Ronaldo ao Corinthians Paulista, considerando as particularidades do discurso referente a um sujeito instituído de capital simbólico no cenário esportivo. Pautado por uma pesquisa histórica, baseia-se nos procedimentos da história do tempo presente, que se define como uma história inacabada, na qual o autor vive o tempo do seu próprio objeto. O material de análise trata-se do jornal Folha de São Paulo e a delimitação temporal consiste na análise das edições do dia 10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2008. Constatamos que a contratação de Ronaldo foi retratada como uma estratégia publicitária, que possibilitaria associar a imagem de um atleta representativo com um clube popular.
Referências
- Araújo, C. Astro globaliza time, dizem especialistas. Folha de São Paulo. São Paulo. 10 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D6.
-Arruda, E.; Perrone, R. Corinthians traz Ronaldo para vender. Folha de São Paulo. São Paulo, 10 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D1.
-Arruda, E.; Galdiere, P. Por Ronaldo, Corinthians reativa sirene. Folha de São Paulo, São Paulo. 11 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D3.
-Arruda, E.; Galdieri, P.; Perrone, R. Corinthians blinda time contra ciúme. Folha de São Paulo, São Paulo. 12 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D1.
-ATACANTE não deve atuar nos próximos dois meses. Folha de São Paulo. São Paulo. 10 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D6b.
-Benetti, M. A ironia como estratégia discursiva da revista Veja. Líbero, São Paulo. Vol. 10. Núm. 20. p. 37-46. 2007.
-Bourdieu, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro. Marco Zero. 1983.
-Bordieu, P. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas. Papirus. 1996.
-Campbell, J. O herói de mil faces. São Paulo. Editora Pensamento. 1997.
-Capraro, A. M.; Scheliga, G.; Cavicchioli, F.; Mezzadri, F. A imagem do atleta: publicidade em ano de Copa do Mundo de Futebol (Alemanha - 2006). Revista brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 25. Núm. 1, p. 163-171. 2011.
-Cavalcanti, E. A.; Capraro, A.; M. Souza, D. L.; “Cai o pano”: uma análise do encerramento da carreira de Ronaldo “fenômeno” a partir de duas mídias digitais esportivas. Movimento. Porto Alegre. Vol. 17. Núm. 3. p.175-192. 2011.
-COM champanhe, astro vive dia de ‘príncipe Charles’. Folha de São Paulo. São Paulo. 13 de dez. 2008. Caderno de esporte. p. D3.
-Costa, L. M. Futebol folhetinizado. A imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia. Logos 33 Comunicação e Esporte. Rio de Janeiro. Vol. 17. Núm. 2. 2010.
-Costa, L. M. Notícias esportivas. Entre o jornalismo e a literatura. Anais do Silel. Uberlândia. Vol. 2. Núm. 2. p. 1-16. 2011.
-Couto, J. G. Fenômeno em preto e branco. Folha de São Paulo. São Paulo. 13 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D6.
-Damo, A. S. Dom, amor e dinheiro no futebol espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 23. Núm. 66. 2008.
-Ferreira, M. M.; Amado, J. Uso e abusos da história oral. Rio de Janeiro. Editora da Fundação Getúlio Vargas. 1998.
-Gastaldo, E. L. “Os campeões do século”: notas sobre a definição da realidade no futebol - espetáculo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 22. Núm. 1. p. 105-124. 2000.
-Godoi, M. R. A mídia e a construção do herói esportivo: análises de publicidades com Ronaldo “fenômeno”. Revista Brasileira Ciências do Esporte. Vol. 33. Núm. 3. p.637-651. 2011.
-Helal, R. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. Revista Alceu. Vol. 7. Núm. 4. p. 19-36. 2003.
-Helal, R.; Soares, A. J. A invenção do país futebol: Mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro. Mauad. 2001.
-Marques, J. C. O mito construído, destruído e restituído - o caso cíclico de Ronaldo fenômeno. In: Intercom/2005 - XXVIII Congresso Brasileiro, 28., 2005, Rio de Janeiro, Anais... São Paulo. Intercom. 2005.
CD-ROM.
-Martins, P. A.; Santos, A. C. O. Jornalismo Esportivo e Visibilidade Midiática: o caso Messi. In: Intercom - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais...Rio Grande do Sul. Intercom. 2010.
-Moreira, T. S.; Marchi Junior, W. Mídia impressa: Construção de uma preferência nacional esportiva em questão. In: l Seminário nacional sociologia e política UFPR. 2009. Curitiba. Paraná. 2009.
-Muller, L. O herói: todos nascemos para ser heróis. São Paulo. Cultrix. 1987.
-Pedroso, R. N. Elementos para compreender o jornalismo informativo. Crisluc. São Paulo. 2003. Disponível em:
http://www.crisluc.arq.br/Elementos%20para%20compreender%20o%20jornalismo%20informativo.pdf Acesso em: 20/07/2012.
-Perrone, R. Painel FC. Folha de São Paulo, São Paulo. 11 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D2.
-RESGATE de Ronaldo é o do Corinthians. Folha de São Paulo. São Paulo. 10 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D6a.
-Roggero, R.; Laruccia, M. M. A Celebridade como Mercadoria da Indústria Cultural - O Caso Ronaldo Fenômeno. Inter Science Place. Núm. 6. Ano 2. Mar. 2009.
-RONALDO tem dia de ‘maloqueiro sofredor’ e reina. Folha de São Paulo. São Paulo. 13 dez. 2008. Caderno de esporte. p. D1.
-Rúbio, K. A identidade do atleta e sua relação com o mito do herói. In: lll Congreso de La Sociedad Iberoamericana de Psicología del Deporte. 2010, Bogotá. Anais...Bogotá. 2010. p. 63-75.
-Rúbio, K. O atleta e o mito do herói: O imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2001.
-Santos, D. S.; Medeiros, A. G. A. O discurso midiático e as representações sociais do esporte: o atleta como modelo de comportamento. Pensar à Prática. Vol. 12. Núm. 3. p. 1-11. 2009.
Copyright (c) 2020 Everton de Albuquerque Cavalcanti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).