O interesse feminino pelo Futebol na escola
Resumo
O consenso de que o futebol é um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Física, nem sempre se aplica quando referido à prática feminina. Esse estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva de alunas do Ensino Médio sobre o interesse na prática do Futebol feminino nas aulas de Educação Física nas escolas públicas estaduais do município de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Foi utilizado questionário com questões abertas e parcialmente abertas aplicado a 47 participantes. Utilizou-se como referencial pressupostos da teoria da relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Foram utilizadas na pesquisa análise de conteúdo e análise quantitativa, descrevendo a frequência absoluta e relativa. Os resultados indicam que 70% das participantes passaram por experiências com o esporte na escola. Em relação ao interesse pela prática, sentimentos positivos como "gostar, achar legal e interessante" foram os principais motivos apontados, enquanto que, os sentimentos negativos, como "não gostar e não agradar", além de impedimentos por parte dos meninos e falta de colegas praticantes para jogarem juntas na aula foram apontados como motivos que as levam ao desinteresse. Conclui-se que aspectos intrínsecos e extrínsecos influenciam a participação de alunas na prática de Futebol nas aulas, sendo que o professor tem acesso, por lógica, apenas aos fatores extrínsecos. Por isso, é importante o trabalho com esse conteúdo na escola e o estímulo para que elas também pratiquem, em turmas mistas ou exclusivamente femininas, para que, assim, possam construir sentidos e atribuir valor maior ou menor à modalidade em suas vidas.
Referências
-Bardin, L. Análise de conteúdo. 3ªedição. Lisboa: Edições. 2011.
-Betti, M. Ensino de 1º e 2o, graus: educação física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 16. Num. 3. p. 282-287. 1992.
-Betti, M. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Journal of Physical Education/UEM. Vol. 18. Num. 2. p. 207-217. 2007.
-Betti, M.; Maffei, W.S..; So, M.R.; Ushinohama, T. Z. Os saberes da Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino fundamental: o que aprendem e o que gostariam de aprender. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. São Paulo. Vol 1. p. 155-165. 2015.
-Betti, M.; Liz, M.T.F. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz. Vol. 9. Num. 3. p. 135-142. 2003.
-Charlot, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre. Artmed. 2000.
-Chicati, K.C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Journal of Physical Education/UEM. Vol. 11. Num. 1. p. 97-105. 2008.
-Dal-Farra, R.A.; Lopes, P.T.C. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos
sobre Educação. Vol. 24. Num. 3. p. 67-80. 2013
-Del Luca, G.F.; Nahas, M.V.; Garcia, L.M.T; Peres, M.A. Como gênero e escolaridade interagem nos padrões de inatividade física em diferentes domínios em adultos? Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol.
Num. 4. p. 653-661. 2015.
-Ferreira, A.F.; Rufino, L.G.B.; Diniz, I.K.D.S.; Darido, S. C. Secondary education student bodily practices: Implications of gender in and out side physical education classes. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 22.
Num. 1. p. 72-83. 2016.
-Kerne, F. Futebol feminino na escola na perspectiva de alunas do ensino fundamental. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 6. Num. 22. p. 278-285. 2014.
-La Taille, Y. O sentimento de vergonha e suas Relações com a Moralidade. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 15. Num. 1. p. 13-25. 2002.
-Martins, L.M.; Bacurau, A.E.S.; Jardim, P.P.; Neto, J.C.S.; Oliveira, F.M.C. O futsal feminino em escolas da rede pública e privada de Ensino médio da cidade de Crato-CE. In: Anais do III Congresso Nacional de Educação.
CONEDU. Crato. 2016.
-Morais, A.M.; Neves, I.P. Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista. Revista Portuguesa de Educação. Vol. 20. Num. 2. p. 75-104. 2007.
-Souza Júnior, O.M.; Darido, S.C. A prática do futebol feminino no ensino fundamental. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 8. Num. 1. p. 01-09. 2002.
-Wilson, J. A pirâmide invertida: A história da tática no futebol. KasaFutebol Editora LTDA-Grande Área. 2016.
Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).