Interfaces e dissensões na origem e desenvolvimento do Futebol na América do Sul: o esporte bretão em terras argentinas e brasileiras
Resumo
Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é cada vez mais observado em seus elementos principais. É dentro desta perspectiva que o presente estudo teve como objetivo principal perceber as formas que se deram a chegada e o desenvolvimento do futebol no Brasil e na Argentina, buscando assim perceber aspectos similares e diferenciados na consolidação do esporte como paixão nacional. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória e pesquisa bibliográfica. Notou-se que o processo de chegada do esporte aos territórios argentino e brasileiro teve influência das relações nacionais destes países com elementos ingleses aqui instalados, bem como passou por fases como o "amadorismo marrom" e a posterior profissionalização durante os mesmos períodos. Entretanto, é importante perceber que, apesar da importância que os clubes e seleções destes países alcançaram no cenário internacional, este processo foi diferenciado nos dois países. De qualquer forma, a visualização dos aspectos históricos que consolidaram este fenômeno sociológico, acabou por se tornarem luzes neste processo do entendimento necessário dos dias atuais.
Referências
-Beloni, P. Dia do Futebol no Brasil: conheça as origens do esporte masculino e feminino. Batanga. Disponível em:
http://www.batanga.com.br/1042/dia-dofutebol-no-brasil-conheca-as-origens-doesporte-masculino-e-feminino Acesso em: 03/12/2015.
-Campomar, A. Golazo!: de los astecas a la copa del mundo: la historia completa del fútbol en América Latina. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Deldragón. 2014.
-Carvalho, A. I.; Marchi, F. L. Futebol: história e bastidores de uma paixão nacional. Goiânia. Vieira. 2006.
-Dienstmann, C.; Denardin, P. E. Um século de futebol no Brasil: do Sport Club Rio Grande ao Clube dos Treze. Porto Alegre. APLUB. 1999.
-Frydenberg, J. Historia social del fútbol: del amateurismo a la profesionalización. 1. ed. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.
-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2014.
-Marmol, F. Buenos Aires antiguo / Old Buenos Aires: Fútbol 1900-1940. Buenos Aires. Ediciones del Viajero. 2008.
-Melo, V. A. Futebol: que história é essa?! In: Carrano, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro. DP&A. 2000.
-Murad, M. A violência no futebol. São Paulo. Saraiva. 2012. (Coleção para entender).
-Nogueira, C. J. G. Educação Física na sala de aula. Sprint. Rio de Janeiro. 1995.
-Rossi, J.; Mendes Junior, L. Guia politicamente incorreto do futebol. São Paulo. LeYA. 2014.
Copyright (c) 2020 Ancilla Dall´ Onder Zat, VinÃcius Triches
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).