Proposta de treinamento de formação no Futebol baseado em conceitos do jogo de Futsal
Resumo
O estudo teve como temática central incluir conceitos do jogo de futsal no treino de atletas em formação no futebol. Poucos clubes de futebol utilizam o futsal na preparação de seus atletas, e quando o time se utiliza, o trabalho não é sistemático, objetivando aproveitar os princípios do futsal na qualificação dos atletas de futebol. Objetivou-se apresentar uma proposta de integrar conceitos do futsal nos treinamentos formativos de atletas de futebol. Trata-se de um estudo bibliográfico exploratório, que se utilizou dos pressupostos da literatura que propõem o futsal como uma ferramenta de treinamento no futebol. Foram apresentados 30 conceitos específicos utilizados no futsal, para serem treinados no futebol, divididos em 5 categorias, dos 10 aos 17 anos de idade. O futsal treinado de forma organizada e integrada ao futebol de campo pode ser uma excelente ferramenta na formação desportiva do atleta de futebol.
Referências
-Balzano, O. N. Metodologia dos Jogos Condicionados para Futsal e Educação Física Escolar. São Paulo. Fontoura. 2012.
-Balzano, O. N. Futsal: treinamento com jogos táticos por compreensão. São Paulo. Fontoura. 2014.
-Bastos, A. L. Relação entre os movimentos do futsal para utilização intrínseca no futebol. Universidade do Futebol Revista Digital. São Paulo. 2010. Disponível em:
http://universidadedofutebol.com.br/relacaoentre-os-movimentos-do-futsal-para-utilizacaointrinseca-no-futebol. Acesso em: 01/05/2018.
-Bettega, O. B. Iniciação ao futebol: diversidade esportiva ou especificidade? Universidade do Futebol Revista Digital. São Paulo. 2014. Disponível em:
http://universidadedofutebol.com.br/iniciacaoao-futebol-diversidade-esportiva-ouespecificidade. Acesso em: 01/05/2018.
-Bueno, C. O futsal como contribuinte. Universidade do Futebol Revista Digital. São Paulo. 2013. Disponível em:
http://universidadedofutebol.com.br/o-futsalcomo-contribuinte. Acesso em: 04/05/2018.
-Casarin, R. V. Relação do futebol com o futsal. Universidade do Futebol Revista Digital. São Paulo. 2017. Disponível em: https://universidadedofutebol.com.br/relacaodo-futebol-com-o-futsal. Acesso em: 04/05/2018.
-Castelo, J. Futebol modelo técnico-táctico do jogo: identificação e caracterização das grandes tendências evolutivas das equipas de rendimento superior. Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 1994.
-Filgueira, F. M.; Greco, P. J. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Num. 2. 2008. p. 53-65.
Fonseca, C. Futsal: O Berço do Futebol Brasileiro. São Paulo. Aleph. 2007.
-Gastaldo, E. L. Noções em campo: Copa do Mundo e identidade nacional. Niterói. Intertexto. 2006.
-Junior, D. Formação Futebol x Futsal: a intencionalidade do passe na construção do Jogar. Universidade do Futebol. Revista Digital. São Paulo. 2014. Disponível em:
http://universidadedofutebol.com.br/formacaofutebol-x-futsal-a-intencionalidade-do-passena-construcao-do-jogar. Acesso em: 03/05/2018.
-Lages, C. E. D. M.; Silva, S. R. Futebol e lazer: diálogos e aproximações. Licere. Vol. 15. Num. 1. 2012.
-Pivetti, B. Periodização tática: o Futebolarte alicerçado em critérios. São Paulo. Phorte. 2012.
-Rodrigues, A. L. P.; Neto, A. A. S.; Marques, S. M. F.; Balzano, O. N. A formação de jovens atletas nas escolinhas de futebol em Fortaleza-CE. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 8. Num. 31. 2016. p. 340-347.
-Scaglia, A. O código do talento e o futebol brasileiro. Universidade do Futebol. Revista Digital. São Paulo. 2010. Disponível em:
http://universidadedofutebol.com.br/o-codigodo-talento-e-o-futebol-brasileiro. Acesso em: 04/05/2018.
Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).