Modelo de formação em futebol: análise de clubes do estado do Rio Grande do Sul
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de formação perspectivado por seis clubes do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo utilizou um questionário criado pelos próprios pesquisadores como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o objetivo principal do processo de formação visa vencer todas as competições disputadas (50,0%). Verificou-se tambéma preferência para a opção dos treinadores definirem o projeto de cada escalão sem a definição de um documento orientador (50,0%). A metodologia mais utilizada foi o treino tradicional (50,0%). Percebeu-se a preferência por ex-jogadores como critério pararecrutamento de treinadores (50,0%). Na questão que abordava o padrão de exercitação a opção de utilizar exercícios diferentes entre os escalões (50,0%) e a opção da utilização de um padrão semanal para todos os escalões (50,0%) foram escolhidas. Relativamente aos conteúdos desenvolvidos, nota-se primazia pelo desenvolvimento das dimensões fragmentadas com duas opções sendo escolhidas com (33,3%). Para a maioria do público estudado a etapa iniciação deve apenas desenvolver o gosto sadio pelo desporto, terceirizando para as escolinhas recreativas (50,0%). Ao futebol de rua, há apenas uma preocupação razoável na etapa de iniciação (50,0%). Quanto à progressão complexidade do jogo, o 11 x 11 assume conta do processo em todos os escalões (66,7%). Na questão relacionada às características que o jogador deve apresentar no final do processo de formação, a tendência tradicional falou mais alto e a dimensão física e técnica foram novamente escolhidas (50,0%). Procurou-se evidenciar nesse estudo uma reflexão crítica einstigadora, para que evolução do futebol no Estado do Rio Grande do Sul e em todo Brasil transporte-se realmente a um “novo paradigma” contemplando a complexidade do jogo.
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