Influência do treinamento de coordenação no desenvolvimento da memória de crianças com diferentes tipologias

  • Georgiy Georgievich Polevoy Vyatka State University
Palavras-chave: Formação, Coordenação, Abordagem diferenciada, Sistema nervoso, Crianças, Memória de curto prazo

Resumo

Diferenciados de desenvolvimento de habilidades de coordenação das crianças, tendo em conta a sua tipologia, tem um impacto positivo sobre o ní­vel de desenvolvimento de sua memória. O objetivo do estudo é o efeito do treino de coordenação no desenvolvimento da memória em crianças com força diferente do sistema nervoso. O estudo envolveu 60 escolares de 7-8 anos, que foram divididas em 3 grupos de 20 crianças em cada grupo. Determinar o tipo de sistema nervoso, usando o "tocando-teste". Indicador de memória de curto prazo foi determinado de acordo com o teste de "método de Jacobs". Indicadores de habilidades de coordenação, em que foram determinados pelo teste "shuttle run 3x10". Análise matemática e estatí­stica foi realizada utilizando t-student. Depois de 7 meses do experimento, houve alterações em todos os grupos. Em KG, os alunos foram envolvidos em programas habituais para a escola, os indicadores se deterioraram no teste de coordenação do movimento de 10,3 s. para 10,4 s. (p>0,05), mas ligeiramente melhorada no teste de "método de Jacobs" a partir de 6,82±0,3 p. para 6,94 ± 0,2 p. (p>0,05). No GE-1, em que crianças realizaram exercí­cios para desenvolver habilidades de coordenação, o desempenho em ambos os testes melhorado, mas não significativamente. No teste "Shuttle run3x10" os valores melhoraram, passando de 10,3 ± 0,6 s. para 10,1 ± 0,5 s. (p>0,05), e no teste de "método de Jacobs" os valores melhoraram através de 0,19 pontos (p>0,05). No GE-2, as crianças que realizaram exercí­cios fí­sicos para o desenvolvimento de habilidades de coordenação, tendo em conta a força do sistema nervoso, melhoraram significativamente seu desempenho no "Shuttle run 3x10" teste de 10,3 ± 0,6 s. para 9,7 ± 0,5 s. (p<0,05) e melhorou a memória de curto prazo a partir de 6,93 ± 0,5 p. para 8,43 ± 0,2 p. (p<0,05). A memória de curto prazo das crianças vai se desenvolver mais rápido se as aulas de educação fí­sica para realizar a coordenação de formação, utilizando-se uma abordagem diferenciada, que é baseado na tipologia.

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Publicado
2019-02-17
Como Citar
Polevoy, G. G. (2019). Influência do treinamento de coordenação no desenvolvimento da memória de crianças com diferentes tipologias. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(43), 229-234. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/750
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original