Aceitação e superação do erro motor por praticantes do time de futsal feminino da UFPB
Resumo
As habilidades motoras devem estar bem desenvolvidas para otimizar o desempenho dos desportistas, logo este estudo de caso de cunho misto com delineamento transversal traz um novo método para melhoria das habilidades no futsal. O objetivo foi analisar a eficâcia do método sobre a aceitação e a superação do erro motor (ASEM) através da percepção de praticantes do time de futsal feminino. Portanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas que foram analisadas através análise do discurso de praticantes (n = 3) do time de futsal feminino da Universidade Federal da Paraíba. O método foi aplicado por estudantes do curso de Educação Física da UFPB utilizando-se imagens, taxonomia bidimensional aplicada pela prática em blocos e feedback. Para a seleção das participantes e das habilidades motoras realizaram-se durante os usuais treinos observações e filmagens. As atividades foram aplicadas individualmente em dois encontros semanais de trinta minutos de duração cada. Identificou-se características das praticantes por frequência absoluta, média e desvio padrão. As praticantes eram destras, média de idade de 21,6 anos (±3,0), apresentando-se nas fases associativa (n = 2) e cognitiva (n = 1) de aprendizagem nas habilidades dominar e chutar. Os resultados indicaram que duas praticantes aceitaram prontamente seu erro motor, enquanto outra precisou de mais recursos visuais e verbais para aceitar seu erro. Segundo a percepção das participantes o método, ASEM mostrou-se eficaz ao propiciar o aperfeiçoamento das habilidades motoras pesquisadas, apresentando-se como uma contribuição viável na melhoria do desempenho motor no futsal.
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