Campeonato Brasileiro de Futebol de 2017: uma análise sob a ótica da análise envoltória de dados
Resumo
O objetivo deste estudo foi o de analisar como ficaria a classificação final do Campeonato Brasileiro de 2017 da Série A, a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA). Assim, para estimação do DEA considerou-se a orientação produto com quatro insumos. Nesta orientação, busca-se maximizar o produto final (pontuação) alterando-se a combinação dos insumos utilizados. Portanto, os resultados evidenciaram que existem mudanças significativas na classificação final da competição, principalmente no que se refere à premiação paga pela CBF pela classificação final bem como no direito a participação da Taça Libertadores da América do ano de 2018. Conclui-se que os insumos utilizados levaram à uma outra classificação final, no entanto, o uso de outros inputs pode implicar em uma nova classificação final.
Referências
-Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Brasileirão 2017 tem R$ 63,7 milhões em prêmios. 2017. Disponível em: <https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/campeonato-brasileiro-serie-a/brasileirao-2017-tem-r-637-milhoes-em-premios#.WxbNc0xFxPY>. Acesso em: 05/05/2018.
-Ferreira, M.A.M. Eficiência Técnica e de Escala de Cooperativas e Sociedade de Capital na Indústria de Laticínios do Brasil. Viçosa-MG. UFV. Imprensa Universitária. Tese de Doutorado em Economia Aplicada. Universidade Federal de Viçosa. 2005.
-Ferreira, C. M. C.; Gomes, A.P. Introdução à análise envoltória de dados: teoria, modelos e aplicações. Viçosa. Ed. UFV. 2009.
-FOOTSTAT.NET. Estatísticas da Série A. Disponível em: <http://meu.footstats.net/#/feed>. Acesso em: 05/06/2018.
-Peireira, M.C. Exclusivo, ranking das dívidas: Fla e Cruzeiro nos extremos e o desperdício do Corinthians. 2017. Disponível em: <http://www.espn.com.br/blogs/maurocezarpereira/706276_exclusivo-ranking-das-dividas-fla-e-cruzeiro-nos-extremos-e-o-desperdicio-do-corinthians> Acesso em: 05/06/2018.
-Scheel, H. Undesirable outputs in efficiency valuations. European Journal of Operational Research. Vol. 132. p. 400-410. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).