Uma análise descritiva de jogos do esporte Clube Internacional de Santa Maria durante o campeonato gaúcho de futebol, categoria júnior
Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise descritiva do desempenho da equipe de futebol amador do Esporte Clube Internacional de Santa Maria, categoria júnior, a partir dos jogos do campeonato gaúcho de futebol (Estadual RS), no ano de 2016. Das doze partidas disputadas durante o campeonato, o desempenho da equipe do Esporte Clube Internacional de Santa Maria foi analisado em quatro delas, sendo duas fora de casa (Clube Esportivo Lajeadense e Torino Futebol Clube) e duas em casa (Sport Club Internacional de Porto Alegre e Esporte Clube Passo Fundo). As análises estatísticas foram feitas com base nos dados coletados através de filmagens e da observação direta dos jogos. Pode-se concluir que os resultados dos primeiros quatro jogos analisados, onde o time obteve três derrotas e um empate, refletiram o baixo desempenho do time durante os demais jogos da copa, o que fica claramente evidenciado nas análises estatísticas realizadas. Isso demonstra a capacidade das análises estatísticas para a identificação de fatores de desempenho e indica a necessidade da implementação deste tipo de atividade para a obtenção de um alto rendimento de equipes esportivas. Os resultados desse trabalho são frutos de um estágio curricular supervisionado.
Referências
-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo: por que tudo o que você sabe sobre o futebol está errado. 1ª edição. São Paulo. Paralela. 2013.
-Esportesul. APCC é criada para desenvolver as categorias de base do Inter SM, 2013. Disponível em <http://esportesul.com/2013/07/15/apcc-e-criada-para-desenvolver-as-categorias-de-base-do-inter-sm/ >. Acesso em <10/12/2016>
-FGF. Federação Gaúcha de Futebol. Copa Sub 19 -2016, 2016. Disponível em <http://www.fgf.com.br/competicoes/amador-copa-sub-19?fase=292>. Acesso em <19/06/2018>
-La Rosa, J. Psicologia e Educação: o significado do aprender. Porto Alegre. Edipucrs. 2003.
-Lopes, M. S; Nazário, M. E. S. A tática enquanto objeto de estudos em revistas científicas brasileiras sobre futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 9. Num. 35. p. 369-380. 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/513 >
-Ribeiro, L. C. O Futebol no Campo Afetivo da História. Movimento. Vol. 10. Num. 3. p. 99-111. 2004.
-Rinaldi, W. Futebol: manifestação cultural e ideologização. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 11. Num. 1. p.167-172. 2000.
-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Porto Alegre. Artmed. 2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).