Goleiro-Linha e Linha-Goleiro: diferentes usos estratégico-táticos do goleiro na liga nacional de Futsal de 2016
Resumo
O futsal sofreu constantes alterações em suas regras, o que trouxe implicações técnico-táticas e estratégicas e novas demandas para o treinamento, em particular para o goleiro. A análise de jogo vem contribuindo para afinar a compreensão dessas mudanças a fim de possibilitar mais adequadamente as adaptações às novas exigências. Considerando este cenário, este artigo analisou a utilização do goleiro-linha e linha-goleiro no futsal, diferenciando essas duas abordagens da utilização do goleiro, e verificando a eficácia dessas ações tático-estratégicas. Por meio de uma abordagem exploratória, nossa amostra foi composta de 10 jogos da primeira fase da Liga Nacional de Futsal 2016, analisados em função do contexto de utilização destes dois recursos. Os resultados apontaram que o goleiro-linha é utilizado nas jogadas de lateral e nas pressões adversárias, havendo certo equilíbrio entre as etapas do jogo, independe do placar e que os locais padrões de recepção são dentro e a frente da área de meta. Seus principais desfechos foram passes errados e finalizações, com um número baixo de gols marcados. No caso do linha-goleiro, ele é usado quando há um resultado adverso no placar na segunda etapa da partida. O principal local de recepção é a ala direita do ataque, e os desfechos das jogadas apontaram um número expressivo de finalizações e nenhum gol marcado. A baixa eficácia combinada à alta produção ofensiva, apontam a necessidade de um treinamento mais direcionado às demandas surgidas em decorrência da maior eficiência da marcação adversária nesta situação de jogo.
Referências
-Alves, I. P.; Bueno, L. Analysis of goals in 2012 futsal league'sgames/Analise dos gols na primeira fase da liga futsal 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 4. Num. 12. p. 118-124. 2012. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/278>
-Confederação Brasileira de Futsal. Regras Oficiais de Futsal. São Paulo. 2017.
-De Rose Junior, D.; Lamas, L. Análise de jogo no basquetebol: perfil ofensivo da Seleção Brasileira Masculina. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. Num. 3. p. 165-173. 2006.
-Fukuda, J. P. S.; Santana, W. C. Análises dos gols em jogos da Liga Futsal 2011.Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 4. Núm. 11. 2012. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/125>
-Ganef, E.; Reis, F. P. C.; Almeida, E. S.; Navarro, A. C. Influência do Goleiro-Linha no Resultado do Jogo de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. p. 186-193. 2009. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/24/24>
-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.
-Gomes, A.; Fagundes, L.; Souza, P. R. C.; Fidelis, A. J. M. Caracterização das ações de finalização em jogos de futsal: uma análise técnica e tática. Revista Mineira de Educação Física.2007.
-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico (Vol. 1). Belo Horizonte. Editora UFMG. 1998.
-Menezes, R. P.; Reis, H. H. B. Análise do jogo de handebol como ferramenta para compreensão técnico-tática. Motriz. Revista de Educação Física. UNESP. Vol. 16. Num. 2. p. 458-467. 2009.
-Ribeiro, N. A influência do goleiro linha no resultado do jogo de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 3. Núm. 9. 2011. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/24/24>
-Santos, I. A evolução no dinamismo do futsal: participação do goleiro. Bacharelado em Educação Física. Centro de Educação Física e Desporto. Universidade Federal do Espírito Santo.Vitória. 2014.
-Santana, W. C. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. Tese Doutorado. Campinas. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.2008a.
-Santana W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2ª edição. 2008b.
-Soares, W.; Neves Junior, C.; Barcelos, S. Os treinadores de futsal de alto nível e a utilização do goleiro/linha. EFDeportes.com, Revista Digital. Ano 15. Núm. 166. 2012.
-Taveira, L. M.; Ladeia, H. A.; Barbosa, G. L.; Souza, P. R. C.; Abreu, C. O.; Fidelis, A. J. M.; Praça, G. M. Alteração da Regra de Utilização do Goleiro-Linha Ocorrida em Janeiro de 2011: Implicações Técnico-Táticas. Coleção Pesquisa Em Educação Física. Vol. 12. Núm. 4. p. 33-40. 2013.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).