Aspectos cognitivos de influência na aprendizagem do futsal

  • Edenilson Hebert Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica - UNISUL
  • Joni Luiz Trichês dos Santos Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal. Graduado em Bacharelado em Educação Fí­sica - UNESC
Palavras-chave: Futsal, Aspectos Cognitivos, Aprendizagem

Resumo

O jogo de futsal tornou-se cada vez mais atraente e competitivo, exigindo de seus praticantes um ótimo nível de rendimento com relação aos aspectos cognitivos, psicológicos, físicos e motores, para resolução de problemas mais complexos, e de diversas situações imprevisíveis durante o jogo. Portanto o objetivo do presente estudo, é verificar a influência dos aspectos cognitivos na aprendizagem do futsal. A metodologia empregada foi à revisão sistemática, que se baseia em estudos originais, utilizando métodos previamente definidos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas consideradas relevantes. Os resultados apontam para a importância de elevados níveis dos aspectos cognitivos no E-A-T do futsal, levando a novas questões, como a influência do processo (formal ou incidental) de aquisição de conhecimento e a dicotomia existente em apresentar o trabalho detreinamento técnico isolado do treinamento tático. Concluindo, que os aspectos cognitivos devem ser priorizados desde a iniciação esportiva e trabalhados através de métodos que oportunizem o aprendizado através de vivências de jogo, para que a tomada de decisão do atleta, durante a imprevisibilidade do jogo seja sempre de forma rápida e eficiente.

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Publicado
2012-01-25
Como Citar
Hebert, E., & Santos, J. L. T. dos. (2012). Aspectos cognitivos de influência na aprendizagem do futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 2(6). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/63
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original