Regras de Futsal: uma análise à luz dos ensinamentos de Fiorin sobre argumentação
Resumo
O presente artigo buscou analisar uma das alíneas referente a uma regra específica do Futsal, pois a mesma protagoniza diferentes polêmicas no que se refere às diferentes interpretações de seu enunciado. O trabalho busca centrar-se na Análise de Discurso, mais especificamente nos estudos sobre argumentação de Fiorin (2017) e nas compilações teóricas de Fiorin (2016a) (2016b), Brait (2006), Grice (1975), acerca das argumentações presentes no enunciado e os possíveis efeitos de sentidos decorrentes da subjetividade do enunciatário, bem como a análise das categorias: inferências lógicas, semântica e pragmática na constituição da argumentação do discurso.
Referências
-Bakhtin, M.M. Estética da Criação Verbal. São Paulo. Martins Fontes.2010.2-Brait, B (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo. Editora Contexto.2006.
-Código Penal Brasil. Disponível: http://www.oas.org/juridico/mla/pt/bra/pt_bra-int-text-cp.pdf. Acesso em 17/12/2017.
-Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Regras oficiais de Futsal. Disponível: http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/regras/livro_nacional_de_regras_2017.pdf. Acesso em 17/12/2017.
-Dicionário Priberam da Língua Portuguesa in [em linha], 2008-2013.Disponível:https://www.priberam.pt/dlpo/deliberadamente. Acesso em 17/12/2017.
-Fiorin, J. L. Argumentação. São Paulo. Editora Contexto. 2017. 3ª reimpressão.
-Fiorin, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo.3ª edição. São Paulo. Contexto.2016a. 288 p.
-Fiorin, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin.2ª edição. São Paulo. Contexto. 2016b. 160 p.
-Fonseca, C. Futsal: o berço do futebol brasileiro. São Paulo. Aleph. 2007. Princípios teóricos para treinadores. Vol. 1.).
-Moore, K. L. Anatomia orientada para a clínica. 7ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2014.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).