Identificação e controle de emoções e reações em ambientes esportivos de futebol de campo para melhora do desempenho
Resumo
O principal objetivo deste estudo é propor a identificação e o controle de emoções e reações em ambientes esportivos de futebol de campo. Essa identificação permite o conhecimento dos padrões de resposta emocional dos atletas e, com isso, é possível desenvolver estratégias específicas de enfrentamento, tanto individuais como em grupo. A prática de novos tipos de enfrentamento e, consequentemente, a obtenção de novos resultados, faz com que o atleta adquira condições de gerenciar suas emoções. Dessa maneira, desempenharáas suas funções,independente das circunstâncias do jogo, das competições, da vida pessoal e de outros fatores que possam interferir no desempenho.
Referências
-Lima, A. Inteligência Emocional e Performance Esportiva. www.arilima.com-2010.
-Martin, G.L. Consultoria em Psicologia do Esporte: orientações Práticas em Análise do Comportamento. Traduzido por: Noreen Campbell de Aguirre. Título original: Sport psychology consulting: practical guidelines from behavior analysis. Campinas, Instituto de Análise do Comportamento. 2001.
-Samulski, D.M. Psicologia do Esporte: Manual Para Educação Física, Psicologia e Fisioterapia. São Paulo. Manole. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).