Neuer x Romero: comparação técnico-tática entre os goleiros das seleções finalistas da Copa do Mundo FIFA 2014

  • Cesar Vieira Marques Filho Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Leonardo de Carvalho Silva Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Cristian Javier Ramirez Lizana Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Otávio Baggiotto Bettega Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Larissa Rafael Galatti Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Educação física e treinamento, Análise e desempenho de tarefas

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as intervenções técnico-táticas dos goleiros finalistas da Copa do Mundo de 2014, durante a fase eliminatória, a fim de comparar os goleiros das seleções finalistas (Alemanha e Argentina) entre si e em confronto com seus adversários, além de verificar a média de ações dos goleiros observados para entendimento da posição. O trabalho contabilizou as ações dos goleiros, divididas em ofensivas e defensivas e as ações anteriores às intervenções dos goleiros, provenientes dos adversários e companheiros. Os resultados observados foram: a) para entendimento da posição de goleiro, constatando a média por jogo de 43,3 ações, com 79% de ações ofensivas e 21% de ações defensivas; b) comparação entre os goleiros finalistas, no qual podemos verificar que o goleiro alemão apresenta maior número de ações por jogo, tendo o passe com os pés como ação mais utilizada, já o goleiro argentino apresenta o número de ações menor que o da média de goleiros, e maior prevalência de lançamentos. Conclui-se que o goleiro alemão foi mais efetivo no conjunto de açõµes mesmo errando mais fundamentos que o argentino, que por sua vez falhou em escolher os lançamentos como principal forma de reposição de bola.

Biografia do Autor

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Fí­sica Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, doutorando em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mí­dia (LACEM/UFSM), do Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP - Brasil/UFSM) e do Laboratório de Estudo em Pedagogia do Esporte (LEPE/UNICAMP). Pesquisa nas linhas da pedagogia do esporte e formação de treinadores, especialmente relacionadas ao futebol.

Leonardo de Carvalho Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.

Graduado em Ciências do Esporte pela UNICAMP - Campus Limeira

Cristian Javier Ramirez Lizana, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.

Possui graduação em Educacao Fisica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é diretor de projetos da Associação Futebol Arte Paulista, professor pós graduação da Universidade Estácio de Sá, professor da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista e professor do Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba.

Otávio Baggiotto Bettega, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.

Graduado no Curso de Educação Fí­sica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Fí­sica no curso de especialização: Atividade Fí­sica, Desempenho Motor e Saúde, linha de pesquisa Cenários Esportivos na Mí­dia na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Campinas.

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.

Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Fí­sica e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação fí­sica escolar e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/lí­der pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), pesquisador do Ludens - USP e coordenador de Graduação da FCA (UNICAMP)

Larissa Rafael Galatti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.

Mestre e Doutora em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) e do Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Faculdade de Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas e no treinador esportivo. É membro do Comitê Cientí­fico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e da Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA)

Referências

-Bergo, F. P. G.; Anido, R.; Barros, R. M. L.; Cunha, S. A.; Freire, J. B. Software para análise topológica de ações no futebol. Anais do Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul-SP.CELAFISCS. 1998. p. 21-9.

-Carlesso, R. A. Manual de Treinamento do Goleiro. Rio do janeiro. Palestra Edições. 1981.

-Domingues, A. Goleiro 100 segredos. 20ªedição. Curitiba. Verbo. 1997.

-Duarte, J. G. S.; Añon, I. C.; Scaglia, A. J. Análise dos dados táticos e técnicos feitos pelos goleiros na Supercopa da Espanha. IV Congresso de Iniciação Científica, Faculdade de Educação Física da Unicamp.2012.

-Ferreira, R. M. Analise das intervenções técnico-táticas do goleiro: Um estudo de caso em jogos de uma equipe profissional da série A3 do campeonato paulista de futebol. TCC de Graduação em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2011.

-Fradua, L.; Zubillaga, A.; Caro, Ó.; Fernández-García, Á. I.; Ruiz-Ruiz, C.; Ruiz Tenga, A. Designing small-sided games for training tactical aspects in soccer: Extrapolating pitch sizes from full-size professional matches. Journal of Sports Sciences. Vol. 6.Núm. 31. p. 573-581. 2013.

-Gallo, C. R.; Zamai, C. A.; Vendite, L.; Libardi, C. Análise das ações defensivas e ofensivas, e perfil metabólico da atividade do goleiro de futebol profissional. Conexões. Campinas. Vol. 8. Núm. 1. p. 16-37. 2010.

-Garganta, J. Tactical modelling in soccer. A study about the attack organisatin in top lever soccer teams. Tese Doutorado em Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. 1997.

-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos.: Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.

-Gomes, F. V. A influência do treinamento de força nos níveis de impulsão horizontal e vertical em goleiros de futebol de campo na fase da adolescência. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 3. Núm. 7. 2011. p. 67-71. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/78/72>

-Guimarães, M. B.; Caldas, G. S. F.; Lima, R. C.; Paoli, P. B. As Posições do Futebol e Suas Especificidades. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa. Vol. 2. Núm. 7. p. 71-83. 2014.

-Lopes, R. O scoutingem futebol. Importância atribuída pelos treinadores à forma e ao conteúdo da observação ao adversário. Monografia Licenciatura em Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Universidade do Porto. 2005.

-Maier, S. Aprenda com o maior goleiro do mundo. Rio de Janeiro. Tecnoprint. 1981.

-Marques Filho, C. V.; Schmitz Filho, A. G.; Ribas, J. F. M.; Bettega, O. B. O goleiro de futebol: uma visão a partir da Praxiologia Motriz. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 9. Núm. 35. p. 406-415. 2007.

-Pereira, A. Análise do jogo em futebol. Estudos comparativos de indicadores quantitativos da equipa do F. C. Porto, Época 99/00 e Época 00/01 1ª volta. Monografia Licenciatura em Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. 2001.

-Souza, W. C.; Souza, W. B.; David, L. M.; Robles, A. R.; Mascarenhas, L. P.; Grzelczak, M. T. Requisitos e Evolução da Preparação do Goleiro.EFDportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 18. Núm. 183. 2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd183/evolucao-da-preparacao-de-goleiro.htm>. Acesso em: 04/12/2016.

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2007.

-Vendite, L. L.; Moraes, A. C.; Vendite, C. C. Scout no futebol: uma análise estatística. Conexões. Campinas. Vol. 1. Núm. 2. p. 115-224. 2003.

-Vieira, F. B. Avaliação da Performance do Goleiro de Futebol: Uma análise com ênfase no scout. TCC de Bacharelado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. 2009.

Publicado
2018-10-14
Como Citar
Marques Filho, C. V., Silva, L. de C., Lizana, C. J. R., Bettega, O. B., Scaglia, A. J., & Galatti, L. R. (2018). Neuer x Romero: comparação técnico-tática entre os goleiros das seleções finalistas da Copa do Mundo FIFA 2014. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(38), 347-353. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/603
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original