Questões étnico-raciais no futebol Gaúcho: subsídio teórico para disciplina de Educação Física
Resumo
No início do século XXI, a problemática das relações entre educação e diferenças étnico-raciais tem sido objeto de inúmeros debates, reflexões e pesquisas no Brasil e em todo o continente latino-americano, principalmente no campo das ciências sociais. Mas essa temática parece não sensibilizar os gestores e docentes dos cursos de formação em Educação Física, pois tanto no meio acadêmico como no senso comum persiste a ideia de que essa disciplina esteja relacionada apenas ao corpo (físico) e à prática esportiva. Este trabalho tem como objetivo contribuir para que o professor de Educação Física da escola básica, embasado em recursos teóricos, adote estratégias pedagógicas de valorização da diferença, reforçando a luta antirracista e questionando as relações étnico-raciais baseadas em preconceitos e comportamentos discriminatórios. Em termos metodológicos, trata-se de estudo de cunho bibliográfico exploratório, apresentando a discussão do tema das diferenças étnico-raciais contextualizadas ao futebol, mais especificamente no processo de inserção, resiliência e protagonismo do afro-brasileiro no futebol gaúcho. O texto está estruturado em três tópicos. Em Primeiro tempo abordam-se as principais formulações teóricas do Grupo Modernidade/Colonialidade (GM/C) sobre o processo de colonização do poder, do ser e do saber na América Latina, especificamente na relação com o afrodescendente e as questões étnico-raciais. No Segundo tempo apresenta-se um relato teórico da inclusão, resiliência e protagonismo do afro-brasileiro no futebol gaúcho, processo que ratifica os conceitos de "colonialidade do poder" e de raça trazidos pelo GM/C. Na Prorrogação analisa-se a disciplina de Educação Física na perspectiva de uma prática pedagógica transformadora para o ensino da mesma na escola, utilizando-se da modalidade futebol com o intuito de uma reflexão outra sobre as práticas dessa disciplina. Utiliza-se o futebol gaúcho como meio gerador para o processo de valorização e anunciação, pois esse esporte é de grande representatividade sociocultural no Rio Grande do Sul, fazendo parte do saber popular dos estudantes e estando inserido na formação sócio histórica e cultural do pesquisador. Constata-se que é fundamental que o professor de Educação Física valorize e divulgue, em suas aulas, a verdadeira história da contribuição do afro-brasileiro no Brasil, dando visibilidade e empoderamento a um grupo étnico ainda veladamente discriminado.
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