Incidência de gols por contra ataque em jogos da Copa do Mundo
Resumo
O Futebol é o esporte mais popular no mundo. Tendo como característica principal pela disputa clara entre duas equipes, podendo nos deparar com muitas situações que podem interferir em seu rendimento. Contra ataque (Ca) definido por Santana e Garcia (2007) como sendo caracterizado pela transição rápida da defesa para ataque. objetivo identificar em qual período acontece a maior incidência de gols, por contra ataque a partir da segunda fase da copa do mundo de 2010. Está investigação é um estudo descritivo observacional e foram estudados 16 jogos da copa do mundo de 2010. Utilizamos a estatística descritiva e os resultados desde a fase das oitavas com o total de 56 contra ataques, sendo 11 com gols, com média de aproveitamento de 18%, Nas oitavasde final foram 34 contra ataques com 09 gols, com a melhor média de aproveitamento de 22,18%, nas quartas de finais obtivemos 15 contra ataques, sendo 01 gol com média de aproveitamento de 4,17%, já na semifinal apenas 02 contra ataques e nenhum gol, com média de 0% de aproveitamento. Na faze final, obtivemos 05 contra ataques com 01 gol e média de aproveitamento de 8,33%. Podemos verificar que a maior incidência de gols foi entre 30 aos 45 minutos do 1º tempo com 14 contra ataques, sendo 3 com gols e 11 não obtiveram êxito. No 1º tempo o aproveitamento total foi de 69% e no segundo tempo de 57%. Comparados a outros estudos que também analisaram em qual tempo ocorreu a maior incidência de gols, é contrario ao estudo da copa do mundo 2006 na Alemanha, onde encontrou no primeiro tempo 46.53% e no segundo tempo de 53,47%. Deixando claro que o estudo de 2006, analisou todos os gols. Podendo interferir nos resultados, quando correlacionados. Concluímos que obtivemos um baixo índice de contra ataque nesta copa do mundo.
Referências
-Barleta, G.F. Análise da Origem, Ocorrências e Execução dos Gols no Futebol. Buenos Aires. Núm. 132. 2009.
-Santana, W.C.; Garcia, O.B. A incidência de contra-ataque de futsal de alto rendimento. Pensar em prática. Vol. 10. Núm. 1. 2007.
-Silca, D.C; CristianoJunior, M.R. Análise de Gols Ocorridos na 18 na Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Revista Digital. Buenos Aires. Núm. 101. 2006.
-Silva, C.D. Gols: Uma Avaliação no Tempo de Ocorrências no Futebol Internacional de Elite. Revista Digital. Buenos Aires. Núm. 112. 2007.
-Suzuki, K.; Nhijima, T. Sensivity of the Soccer Defending Skill Scale. A Comparision Beteween Teams. European Journal of Sports Medicine. Vol. 7. Núm. 1. p. 35-45. 2007.
-Melo, R.S. Futebol: Da iniciação ao treinamento. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).