Pelos campos de Futebol: apontamentos históricos sobre os primeiros espaços dos clubes de futebol em Porto Alegre (1903-1910)
Resumo
Os espaços dos clubes de futebol são construções marcantes na paisagem, sendo os campos vistos como uma espécie de patrimônio histórico-cultural representativo do lugar onde está inserido. De tal modo, percebe-se que o futebol ultrapassa os limites do cenário de competição esportiva e se conforma como uma prática do arranjo cultural das cidades. Tendo em vista o panorama histórico do futebol na cidade de Porto Alegre, o presente estudo tem como objetivo investigar o processo histórico de formação dos primeiros campos para a prática do futebol pelos clubes de Porto Alegre no princípio do século XX. Para a realização desse estudo histórico-documental, além da revisão bibliográfica foram consultadas reportagens de jornais e revistas. A análise das fontes revelou que os primeiros clubes estabelecidos na cidade, visando exclusivamente à prática do futebol, na primeira década do século XX, não tinham um campo próprio no ato de sua fundação. A aquisição do espaço para a prática esportiva foi posterior e contou com a ajuda financeira de sócios e também do poder público.
Referências
-Correio do Povo. Correio do Povo. Porto Alegre. 08 de setembro de 1903.
-Damo, A. S. Monopólio estético e diversidade configuracional no futebol brasileiro. Movimento. Vol. 9. Num. 2. p. 129-156. 2003.
-Mascarenhas, G. “O futebol da Canela Preta: o negro e a modernidade em Porto Alegre (RS)”. Anos 90. Revista de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre. Num. 11. 1999.
-Mazo, J.Z.A Emergência e a expansão do Associativismo Desportivo em Porto Alegre (1867-1945): espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira. Tese de Doutorado. Universidade do Porto. Faculdade do Desporto, 2003.
-Mazo, J. Z.; e colaboradores. Associações Esportivas no Rio Grande do Sul: lugares e memórias. Novo Hamburgo/RS: FEEVALE, 2012. Versão digital.
-Meneghetti, E. Baile de Cobras: a verdadeira história de Ildo Meneghetti. Porto Alegre: AGE, 2012.
-Oliveira, E.M. Os espaços esportivos dos clubes de futebol em Porto Alegre na primeira metade do século XX. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. 2015.
-Tedesco, E.S. T.R. De várzea a parque: estudo antropológico das diferentes formas de sociabilidade no espaço do Parque da Redenção. Porto Alegre: Iluminuras: série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Num. 10. 2004.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).