Índices quantitativos de vitórias e derrotas: uma análise na copa do mundo feminina FIFA 2015
Resumo
O presente artigo tem por objetivo comparar indicadores técnicos de percentagem de posse de bola (PB), tempo de bola em jogo (TB), Chutes (CH) e Chutes a gol (CG) e de lances que comprometem o andamento do jogo, como Faltas Cometidas (FC) e Faltas Sofridas (FS) entre equipes vencedoras e perdedoras da Copa do Mundo Feminina FIFATM 2015. Para levar a efeito esse objetivo, foram coletadas no site oficial da entidade as análises de 52 partidas, descartando 12 partidas que terminaram empatadas no tempo normal. Foi usado o Student Paread Test com nível de significância de p<0,05 e, a partir dessa análise, conclui-se que equipes vencedoras obtiveram maiores indicadores em PB (54,8 ± 6,8), TB (28,3 ± 4,9), CH (15,3 ± 7,3) e CG (6,0 ± 4,0). Conclui-se que as equipes vitoriosas dominaram os indicadores referentes à qualidade técnica, podendo estes serem os fatores explicativos para o sucesso competitivo.
Referências
-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo. São Paulo. Paralela. 2013.
-Cabral, L.F.L. Análise das Seleções brasileira e alemã de futebol na Copa do Mundo de 2014. TCC. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.
-Castellano, J.; Casamichana, D.; Lago, C. The Use of Match Statistics that Discriminate Between Successful and Unsuccessful Soccer Teams. Journal of Human Kinetics. Vol. 31. p. 139-147. 2012.
-Daolio, J. As Contradições do Futebol Brasileiro. Lecturas: Educación Física y Deportes Ano 3. Num. 10. 1998.
-Drusbscky, R. Universo tático do futebol: escola brasileira. 2ªedição. Belo Horizonte.Health.2014.
-FIFA. Regras de jogo. 2013. Disponível em <http://www.fifa.com>. Acesso em 20/10/2016.
-Garganta, J. Modelação táctica do jogo de Futebol: Estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. 1997. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto. Porto. 1997.
-Henriques, P. O Treino da Tomada de Decisão do Árbitro de Futebol. Faculdade de Motricidade Humana. Lisboa. 2008.
-Lamas, F. L.; Borges, C. N. F. Reflexões Sobre o Número de Faltas no Futebol Brasileiro e sua Interferência na Dinâmica do Jogo. Revista Mineira de Educação Física. Vol. 13. Num. 2. p. 83-95. 2005.
-Leitão, R. A. A. Futebol –Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. Dissertação de Mestrado. Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2004.
-Mendes, A. Scouting, o futebol (re)nasce aqui. Lisboa. Chiado. 2016.
-Misuta, M. S. Rastreamento automático de trajetórias de jogadores de futebol por videogrametria: validação do método e análise dos resultados. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.
-Peñas, C. L.; Ballesteros, J. L.; Dellal, A.; Gómez, M. Game-related statistics that discriminated winning, drawing and losing teams from the Spanish soccer league. Journal of Sports Science and Medicine. Vol. 9. p. 288-293. 2010.
-Peñas, C. L.; Ballesteros, J. L.; Rey, E. Differences in performance indicators between winning and losing teams in the UEFA Champions League. Journal of Human Kinetics. Vol. 27. p. 135-146. 2011.
-Quina, J. N. 59-Futebol: referências para a organização do jogo. 2001.
-Ramos Filho, L. A. O.; Alves, D. M. Análise do Scout individual da Equipe Profissional de Futebol do Londrina Esporte Clube no Campeonato Paranaense de 2003. Revista Treinamento Desportivo. Vol. 7. Num. 1. p. 62-67. 2006.
-Silva, S. A.; Silva, C. D.; Paoli, P. B.; Bottino, A. A.; Marins, J. C. B. Análise de correlação dos indicadores técnicos que determinam o desempenho das equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Num. 2. p. 40-45. 2009.
-Tempone, G.M.T; Silva, C.D. Análise de indicadores quantitativos de vitórias e derrotas na Copa do Mundo FIFA 2010. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 5. Num. 1. p. 42-46. 2012.
-Ziskind, F. S. Scout digital no futebol feminino. TCC. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2006.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).