Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes

  • Thiago Moreira Dantas Instituto de Ensino Superior de Fortaleza
  • Danilo Lopes Ferreira Lima Universidade de Fortaleza (Unifor)
Palavras-chave: Futebol, Educação, Reforço, Social

Resumo

O esporte agrega diversos valores aos seus participantes como coletivismo, amizade e solidariedade, sendo esses valores indispensáveis para suas vidas. Os membros de classes sociais de menor poder aquisitivo tendem a ter o esporte como uma forma de elevação social, e com isso podem representar uma auto realização, já que muitos vivem em áreas que não lhes fornece condições de ter direito a uma cidadania plena. O futebol tem grande influência em seus praticantes, pois exigem grandes mudanças nas posturas como pessoa e atleta. Hoje, o atleta que vive em área de risco, tem uma possibilidade, através do esporte, de ter acesso à escola de qualidade, ter conví­vio saudável com outros jovens, aprender a respeitar regras e hierarquia. Esse jovem pode até não tornar-se um atleta, mas através do esporte terá todas as ferramentas para torna-se um cidadão. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 e do futebol na vida de adolescentes. Foram realizadas entrevistas com 15 adolescentes entre 14 e 17 anos que participam do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista que tinha como questão inicial a importância do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 para sua vida. Depois transcritas, as entrevistas foram submetidas à metodologia de Análise de Conteúdos que encontrou os que seguintes conteúdos: Drogas e más amizades; Conví­vio social e a escola; Futuro melhor. Pode-se concluir que a grande procura por um projeto de futebol deve-se ao sonho de oportunidades. Através do projeto existe a reintegração desses jovens à sociedade, uma mudança comportamental e a criação de um cidadão que vá no esporte uma possibilidade de mudança de vida e conduta.

Biografia do Autor

Thiago Moreira Dantas, Instituto de Ensino Superior de Fortaleza

Graduado em Educação Fí­sica- Centro Universitário Estácio FIC e Pós-graduado em Futsal - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza.

Danilo Lopes Ferreira Lima, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Professor dos Cursos de Educação Fí­sica e de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) - Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

-Alcântara, H. A magia do futebol. Estudos avançados. Vol. 20. Núm. 57. p. 297-313. 2006.

-Borsari, J. R. Futebol de campo. São Paulo. EPU. 1989. p. 82.

-Brasil. Estatuto da criança e do adolescente. 2013. Disponível em: <http://www.alesc.sc.gov.br/portal/docs/eca.pdf > Acesso em: 01/05/2015.

-Cadoti, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem, In: Congresso de Educação Básica: Qualidade na aprendizagem. 2013 Florianópolis. Anais... Florianópolis. 2013.

-Capelinha, J. A qualidade das relações de amizade na adolescência e suas implicações ao nível do autoconceito e da auto-estima. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Instituto Universitário Ciências Psicológicas, sociais e da vida. Lisboa. 2013.

-Centro Brasileiro De Informações Sobre Drogas. Consumo de Drogas-CEBRID.2010. Disponível: <http://www.cebrid.epm.br/index.php>. Acessado em: 25/03/2015.

-Chaves, W. M. Cultura, valores e Educação Física escolar. VIII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 08,2004, Niteroi-RJ. Anais... Niteroi-RJ. Universidade Federal Fluminense. 2004. p. 174-177.

-Cruz, A. R. Futebol Brasileiro: um caminho para a inclusão social. São Paulo. Esfera. 2003. p. 112.

-FIFA. Federation International De Football Association. Grande contagem FIFA 2006: 270 milhões de pessoas ativas no futebol. Disponível em:<http://www.fifa.com/mm/document/fifafacts/bcoffsurv/bigcount.statspackage_7024.pdf> Acesso em: 07/04/2015.

-Mafra, J. Inclusão Social. Brasil Escola, 2007. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 12/04/2014.

-Matheus, T. C.O discurso adolescente numa sociedade na virada do século. Psicologia USP. Vol. 14. Núm. 1. 2003.

-Miranda, R.; Filho, M. Construindo um atleta vencedor: uma abordagem psicofísica do esporte. Artmed. 2008. p. 141-154

-Murad, M. F. Para entender a violência no futebol. Benvirá. 2012. p. 237.

-Oliveira, M. Futebol: perspectiva de inclusão e ascensão social. In: Congresso Regional de Educadores. 2008. Uberaba. Anais... Uberaba. 2008.

-Paim, M. C. C. Fatores motivacionais e desempenho no futebol. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.

-Paiva, A. R. Juventude, cultura cívica e cidadania. Garamond, 2013. p. 27-35.

Publicado
2018-02-17
Como Citar
Dantas, T. M., & Lima, D. L. F. (2018). Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(36), 58-62. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original