O goleiro de futebol: uma visão a partir da praxiologia motriz

  • Cesar Vieira Marques Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Antonio Guilherme Schmitz Filho Universidade Federela de Santa Maria
  • Otávio Baggioto Bettega Universidade de Campinas
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Esportes, Comunicação, Treinamento

Resumo

O goleiro de futebol é caracterizado por uma série de peculiaridades em relação aos demais jogadores, conforme previsto nas regras. Decorrente disso, muitas vezes ele é visualizado de maneira fragmentada do contexto do jogo e seu processo de treinamento ocorre de forma muito particular em relação ao restante da equipe, centrado na repetição e aprimoramento de gestos técnicos. Para contrapor esta concepção, a presente pesquisa realiza uma análise a respeito da atuação do goleiro a partir da lógica interna do futebol, propondo implicações para o seu processo de treinamento. Esta é a estruturação realizada a partir de uma pesquisa teórica, utilizando os instrumentos da Praxiologia Motriz, os quais apontam a participação do goleiro nos aspectos comunicacionais do jogo bem como o restante dos participantes. Neste sentido, a Ação Motriz do goleiro só tem sentido a partir das demandas que o jogo apresenta, precisando ser desenvolvidas a partir da especificidade das situações que emergem no futebol e da necessidade de leitura e adaptação do goleiro a cada momento do jogo, no contexto de interação entre companheiros e adversários. O elemento opositivo ganha relevo na participação do goleiro no jogo, devendo ser central no processo de treinamento ao passo que proporciona os aspectos de imprevisibilidade presentes no jogo.

Biografia do Autor

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Durante dois anos, bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto: O Ensino dos Esportes na Escola: Intervenções a Partir dos Cenários Produzidos na Mí­dia. Duante um ano, treinador esportivo na Sociedade Esportiva Novo Horizonte. Especialista em Educação Fí­sica Escolar na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria

Antonio Guilherme Schmitz Filho, Universidade Federela de Santa Maria

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1985), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Desde 2006 é professor adjunto do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Fí­sica e Desportos (CEFD/UFSM). Atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado (Educação Fí­sica) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação do CEFD/UFSM. Possui experiência e orienta trabalhos de conclusão de graduação e iniciação científica envolvendo o ensino e a aprendizagem esportiva, o sentido esportivo, a análise dos cenários esportivos e de saúde na mí­dia, a cultura esportiva e o ensino esportivo através da navegação adaptativa. Desenvolve desde 2006, junto à UFSM, um Programa de Extensão voltado ao desenvolvimento e a sustentabilidade esportiva. Integra como representante do CEFD/UFSM o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/2014). Participa do NP de Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). É autor de Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: uma tentativa de análise crí­tica das crí­ticas (São Gabriel: URCAMP, 2001). Coordena o Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mí­dia (LACEM).

Otávio Baggioto Bettega, Universidade de Campinas

Graduado no Curso de Educação Fí­sica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Fí­sica no curso de especialização: Atividade Fí­sica, Desempenho Motor e Saúde, linha de pesquisa Cenários Esportivos na Mí­dia na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Campinas.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fí­sica, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional de Educación Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Fí­sica, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Fí­sica desta instituição. É vice-lí­der do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e lí­der do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Fí­sica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fí­sica. 

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Publicado
2017-09-10
Como Citar
Vieira Marques Filho, C., Schmitz Filho, A. G., Baggioto Bettega, O., & Magno Ribas, J. F. (2017). O goleiro de futebol: uma visão a partir da praxiologia motriz. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(35), 406-415. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/541
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original