Efeito do treinamento pliométrico em meio líquido nas modificações morfofuncionais de adolescentes atletas
Resumo
Objetivo: analisar o efeito do treinamento pliométrico em meio líquido nas modificações morfofuncionais; avaliar possibilidades da transferência de força resultantes de um programa de intervenção aquática para ações especificas da modalidade de futsal. Participaram 22 jovens com idade de 13 a 15 anos, 11 do grupo pliometria (GP) e 11 do grupo controle (GC). Os treinos foram realizados em meio líquido durante 14 semanas. Para avaliação foram utilizados 9 testes que avaliaram dados de força, potência, velocidade e agilidade desses jovens. Verificou-se melhora para os grupos na variável de velocidade sem bola, para o GC houve uma piora na variável agilidade com bola, e para o GP houve uma melhora para salto horizontal, porém não houve diferença entre grupos. O treinamento indicou que pode ser eficaz para potência de membros inferiores, porém não houve transferência para habilidades específicas.
Referências
-Alvarado Cerdas, J.; e colaboradores. Guía didáctica para el entrenamiento de las cualidades físicas y subcualidades físico motrices (fuerza, velocidad, resistencia, agilidad y potencia) en fútbol especializado. 2014.
-Arazi, H.; Asadi, A. The effect of aquatic and land plyometric training on strength, sprint, and balance in young basketball players. 2011.
-Bertolla, F.; e colaboradores. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Rev Bras Med Esporte. Vol. 13. Núm. 4. p. 222-226. 2007.
-Da Silva, J. F.; e colaboradores. Aptidão aeróbia e capacidade de sprints repetidos no futebol: comparação entre as posições. Rev Motriz. Vol. 15. Núm. 4. p. 861-870. 2009.
-Franca, D.; Senna-Fernandes, V. Acupuntura cinética como efeito potencializador dos elementos moduladores do movimento no tratamento de lesões desportivas. Fisioter. Bras. Vol. 5. Núm. 2. p. 111-118. 2004.
-França, H.; Madureira, F. Resisted Training Response In The Water (Water Force) In Professional Futsal Players. Fiep Bulletin On-line. Vol. 76. Núm. 1. 2006.
-Marciel, D. A.; Barbato, S. Desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. 2011.
-Martel, G. F.; e colaboradores. Aquatic plyometric training increases vertical jump in female volleyball players. Medicine and science in sports and exercise. Vol. 37. Núm. 10. p. 1814-1819. 2005.
-Robinson, L. E.; e colaboradores. The effects of land vs. aquatic plyometrics on power, torque, velocity, and muscle soreness in women. The Journal of Strength & Conditioning Research. Vol. 18. Núm. 1. p. 84-91. 2004.
-Silva, R.F. S.; e colaboradores. Efeitos do Treinamento Pliométrico na Força Dinâmica em Adolescentes Praticantes de Futsal. Fiep Bulletin On-line. Vol. 82. Núm. 1. 2012.
-Slaughter, M. H.; e colaboradores. Skinfold equations for estimation of body fatness in children and youth. Human biology. p. 709-723. 1988.
-Wilder, R. P.; Brennan, D. K. Physiological responses to deep water running in athletes. Sports medicine. Vol. 16. Núm. 6. p. 374-380. 1993.
-Zacharogiannis, E.; Paradisis, G.; Tziortzis, S. An evaluation of tests of anaerobic power and capacity. Medicine & Science in Sports & Exercise. Núm. 36. p. S116. 2004.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).