Relação entre ataque e defesa e a classificação nos campeonatos brasileiros nos períodos de 2003 a 2008
Resumo
Introdução: O Campeonato Brasileiro, um dos campeonatos mais famosos e disputados do mundo, jogos de extrema dificuldade, de ida e de volta, no sul ou no norte do país e de pontos corridos. Objetivo: Desta forma surgiu o interesse em pesquisar o que é mais determinante para se tornar Campeão, uma defesa forte e sólida ou um ataque eficiente com altos índices de aproveitamento. Materiais e Métodos: Foram realizados 2.706 jogos, todos na fórmula de pontos corridos. As tabelas dos campeonatos foram retiradas do site da Confederação Brasileira de Futebol. Resultados: Com isso, dos seis campeonatos disputados, quatros foram vencidos pelo melhor ataque, já a defesa venceu apenas dois. Discussão: Verificamos que o time de melhor ataque foi campeão em quatro edições do referido campeonato (2003, 2004, 2005 e 2006). Conclusão: Após essa análise de dados pudemos constatar que os times que foram mais eficientes no ataque, ou seja, marcaram mais gols, obtiveram uma melhor classificação ao final do campeonato.
Referências
- Confederação Brasileira de Futebol - Site oficial. Estatísticas.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).