O futebol e seus similares no currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental na disciplina de Educação Física: a aprendizagem por meio da relação teoria e prática
Resumo
O futsal é um dos conteúdos mais vivenciados nas aulas de Educação Física Escolar, muito pelo fato de o futebol ser o esporte mais divulgado e praticado no Brasil. Geralmente, as aulas de Educação Física são realizadas em quadra poliesportivas e, em razão do futsal possuir o mesmo objetivo e fundamentos parecidos com o futebol, ele se torna o similar do futebol mais praticado nas aulas. O presente estudo teve como objetivo incluir o conteúdo de futebol e seus similares, futsal, futebol society e futebol de areia, no currículo escolar de Educação Física no 9º ano do Ensino Fundamental, de maneira que o conteúdo seja significativo para os alunos, independente de sua habilidade, apontando, por meio dos instrumentos de avaliação utilizados, se os alunos adquiriram conhecimentos destas modalidades. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado incluídos na avaliação bimestral, aplicado a 22 alunos matriculados no 9º ano A da EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho, Diretoria de Ensino de São Mateus, São Paulo. Os resultados mostram que todos os alunos adquiriram conhecimentos satisfatórios do conteúdo obtendo conceito final igual ou superior a 5, e ainda, 59% dos alunos obtiveram conceito final igual ou superior a 8, resultado expressivamente positivo no que se refere a avaliações escolares. Conclui-se que, mais do que dominar a gestualidade técnica do futebol e seus similares nas aulas de Educação Física Escolar, é importante que a modalidade receba um tratamento didático-pedagógico contextualizado e que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem.
Referências
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-Soares, C. L. e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo. Cortez. 1992.
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