O futebol e seus similares no currí­culo escolar do 9º ano do ensino fundamental na disciplina de Educação Fí­sica: a aprendizagem por meio da relação teoria e prática

  • Fagner Zaremba Universidade Estácio de Sá
  • Antonio Coppi Navarro Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Futebol, Aprendizagem, Currículo escolar, Educação física

Resumo

O futsal é um dos conteúdos mais vivenciados nas aulas de Educação Fí­sica Escolar, muito pelo fato de o futebol ser o esporte mais divulgado e praticado no Brasil. Geralmente, as aulas de Educação Fí­sica são realizadas em quadra poliesportivas e, em razão do futsal possuir o mesmo objetivo e fundamentos parecidos com o futebol, ele se torna o similar do futebol mais praticado nas aulas. O presente estudo teve como objetivo incluir o conteúdo de futebol e seus similares, futsal, futebol society e futebol de areia, no currí­culo escolar de Educação Fí­sica no 9º ano do Ensino Fundamental, de maneira que o conteúdo seja significativo para os alunos, independente de sua habilidade, apontando, por meio dos instrumentos de avaliação utilizados, se os alunos adquiriram conhecimentos destas modalidades. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado incluí­dos na avaliação bimestral, aplicado a 22 alunos matriculados no 9º ano A da EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho, Diretoria de Ensino de São Mateus, São Paulo. Os resultados mostram que todos os alunos adquiriram conhecimentos satisfatórios do conteúdo obtendo conceito final igual ou superior a 5, e ainda, 59% dos alunos obtiveram conceito final igual ou superior a 8, resultado expressivamente positivo no que se refere a avaliações escolares. Conclui-se que, mais do que dominar a gestualidade técnica do futebol e seus similares nas aulas de Educação Fí­sica Escolar, é importante que a modalidade receba um tratamento didático-pedagógico contextualizado e que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Fagner Zaremba, Universidade Estácio de Sá

Professor de Educação Fí­sica na rede pública municipal e estadual de ensino de São Paulo; pedagogo; especialista em futebol e futsal; e educação fí­sica escolar.

Referências

-Freire, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas. Autores Associados.2003.

-Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra.2003.

-Kunz, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7ª edição. Ijuí. Unijuí. 2006.

-Kunz, E. Esporte e Processos Pedagógicos. In: Moreira, W. W.; Simões, R. (Org.) Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Piracicaba. Unimep. 2000.

-Moreira, E. C. (org) Educação física escolar: desafios e propostas2ª edição. Várzea Paulista. Fontoura. 2011.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.

-Scaglia, A. J. O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. 1999. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física. Unicamp. Campinas.1999.

-Soares, C. L. e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo. Cortez. 1992.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Zaremba, F., & Navarro, A. C. (2016). O futebol e seus similares no currí­culo escolar do 9º ano do ensino fundamental na disciplina de Educação Fí­sica: a aprendizagem por meio da relação teoria e prática. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 348-356. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/476
Seção
Artigos: Edição Especial