Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal

  • Mariane da Silva Brandão Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Paula Mezzomo Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio Saraiva Flôres Universidade de Lisboa
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Modelagem, Esportes, Crianças, Escola

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do uso de demonstrações no desempenho de habilidades motoras especí­ficas do futsal, em crianças. Vinte e dois alunos do sexo masculino, com idade média de 6,90 ± 0,68 anos, participaram do estudo. Foram aplicados dois testes referentes às habilidades do chute e do drible (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram, maiores ní­veis de performance na realização das duas tarefas, entre o pré e o pós teste (p=0,00). No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos, em nenhuma das tarefas. Os resultados mostraram vantagens na utilização da demonstração durante as aulas de Educação Fí­sica Escolar. Assim, destaca-se a importância da utilização de métodos adequados para o ensino do futsal.

Biografia do Autor

Mariane da Silva Brandão, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Distúrbios da Comunicação.

Stela Paula Mezzomo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física

Fábio Saraiva Flôres, Universidade de Lisboa

Mestre em Educação Fí­sica.

Doutorando em Motricidade Humana.

Sara Teresinha Corazza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências do Movimento.

Referências

-Al-Abood, S. A.; Bennett, S. J.; Hernandez, F. M.; Ashford, D.; Davids, K. Effect of verbal instructions and image size on visual search strategies in basketball free throw shooting. Journal of Sports Sciences. Vol. 20. Núm. 3. p. 271-278. 2002.

-Al-abood, S. A.; Davids, K.; Bennett, S. J. Specificity of task constraints and effects of visual demonstrations and verbal instructions in directing learners' search during skill acquisition.Journal of Motor Behavior. Vol. 33. Núm. 3. p. 295-305. 2001.

-Andrieux, M.; Proteau, L. Observation learning of a motor task: who and when?Experimental brain research. Vol. 229. Núm. 1. p. 125-137. 2013.

-Austin, S.; Miller, L. An empirical study of the SyberVision golf videotape. Perceptual and Motor Skills. Vol. 74. Núm. 3. p. 875-881. 1992.

-Badets, A.; Blandin, Y. Feedback schedules for motor-skill learning: the similarities and differences between physical and observational practice. Journal of Motor Behavior. Vol. 42. Núm. 4. p. 257-268. 2010.

-Blandin, Y.; Lhuisset, L.; Proteau, L. Cognitive processes underlying observational learning of motor skills.The Quarterly Journal of Experimental Psychology: Section A. Vol. 52. Núm. 4. p. 957-979. 1999.

-Bruzi, A.; Palhares, L.; Fialho, J.; Benda, R.; Ugrinowitsch, H. Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratório. Revista portuguesa de ciências do desporto. Vol. 6. Núm. 2. p. 179-187. 2006.

-Ennes, F. C. M.; Bruzi, A. T.; Vieira, M. M.; Dutra, L. N.; Ugrinowitsch, H.; Benda, R. N.A demonstração e a instrução verbal na aquisição de habilidades esportivas. Rev Min Educ Fís. Vol. 16. Núm. 1. p. 108-133. 2008.

-Fairbrother, J. T. Fundamentals of motor behavior, Human Kinetics. 2010.

-Field, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS, Bookman. 2009.

-Janelle, C. M.; Champenoy, J. D.; Coombes, S. A.; Mousseau, M. B. Mechanisms of attentional cueing during observational learning to facilitate motor skill acquisition. Journal of Sports Sciences. Vol. 21. Núm. 10. p. 825-838. 2003.

-McAble, J. F.; McArdle, W. D.Team sports skill test an introduction to measurement in physical education. H. J. Montoye, Allym e Bacon. 1978.

-McCullagh, P.; Caird, J. Correct and learning-models and the use of model knowledge of results in the acquisition and retention of a motor skill.Journal of Human Movement Studies. Vol. 18. Núm. 3. p. 107-116. 1990.

-Pollock, B. J.; Lee, T. D. Effects of the model's skill level on observational motor learning.Research quarterly for exercise and sport Vol. 63. Núm. 1. p. 25-29. 1992.

-Públio, N. S.; Tani, G.; Manoel, E. D. J. Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. Revista paulista de educação física. Vol. 9. Núm. 2. 1995.

-Santos, E. B.; Silva, M. C. R.;Katzer ,J. I.; Flôres, F. S.; Corazza, S. T. Efeitos da modelagem na aprendizagem da habilidade do chute em meninas.Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 23. Núm. 4. p. 57-63. 2015.

-Schmidt, R.; Wrisberg, C. Aprendizagem e Performance Motora: Uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Porto Alegre. ARTMED. 2010.

-Schmidt, R. A.; Lee, T. Motor control and learning. Human kinetics. 1988.

-Shafizadeh, M.; Platt, G. K.; Bahram, A. Effects of focus of attention and type of practice on learning and self-efficacy in dart throwing. Perceptual & Motor Skills. Vol. 117. Núm. 1. p. 182-192. 2013.

-Shea, C. H.; Wright, D. L.; Wulf, G.; Whitacre, C. Physical and observational practice afford unique learning opportunities. Journal of motor behavior. Vol. 32. Núm. 1. p. 27-36. 2000.

-Silveira, S. R.; Basso,L.; Freudenheim, A. M.; Corrêa, U. C.; Ferreira, M. G.; Tani, G. Aquisição da habilidade motora rebater na educação física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 27. Núm. 1. p. 149-157. 2013.

-Tani, G.; Bruzi, A. T.; Bastos, F. H.; Chiviacowsky, S. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Vol. 13. Núm. 5. p. 392-403. 2011.

-Tonello, M. G. M.; Pellegrini, A. M.A utilização da demonstração para a aprendizagem de habilidades motoras em aulas de Educação Física. Rev Paul Educ Fís Vol. 12. Núm. 2. p. 107-114. 1998.

-Van den Tillaar, R.; Ettema, G. Influence of instruction on velocity and accuracy of overarm throwing. Perceptual and motor skills. Vol. 96. Núm. 2. p. 423-434. 2003.

-Wulf, G.; Mornell, A. Insights about practice from the perspective of motor learning: a review.Music Perform Res. Vol. 2. p. 1-25. 2008.

-Wulf, G.; C. Shea; R. Lewthwaite."Motor skill learning and performance: a review of influential factors." Medical education. Vol. 44. Núm. 1. p. 75-84. 2010.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Brandão, M. da S., Mezzomo, S. P., Flôres, F. S., & Corazza, S. T. (2016). Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 334-339. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459
Seção
Artigos: Edição Especial