Performance funcional dos membros inferiores de escolares do Ensino Fundamental e praticantes de escolinhas de Futsal
Resumo
Pelo futsal ser caracterizado como um jogo atlético com elevada atividade motora, torna-se necessário verificar se a frequência de treinamento influência na melhora da performance dos mesmos inferiores em testes funcionais. O objetivo do presente estudo é avaliar e comparar a performance funcional dos membros inferiores de escolares do ensino fundamental e praticantes de escolinhas de futsal. O presente estudo caracteriza-se como observacional, do tipo transversal. Composto por uma amostra de 60 crianças, divididas em três grupos: grupo escolar (n=20), grupo escolinha (n=20) e grupo controle (n=20) conforme a frequência de treinamento. Para obtenção dos dados foi utilizado os seguintes testes funcionais: Sprint em W, Box Run e Single Leg Hop Test. A análise descritiva dos dados foram expressas em média e desvio padrão e a análise inferencial através do Teste t-student para amostras independentes (p < 0,05). O grupo escolinha apresentou tempos mais baixos nos testes de agilidade, com diferenças significativas, quando comparado ao grupo escolar (Sprint em W) e controle (Sprint em W e Box Run). Já com relação aos testes de saltos, o grupo escolar apresentou maiores distâncias no Single Leg Hop Test no lado não dominante, com diferenças significativas, quando comparado ao grupo escolinha e controle. Conclui-se que a frequência de treinamento influência na performance dos membros inferiores que envolvem testes de agilidade e que a prática do esporte específico influencia na performance dos membros inferiores que envolvem saltos.
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