Relação entre vitórias ou derrotas e a quantidade de finalizações no jogo de futebol
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar e quantificar a correlação das vitórias ou derrotas na quantidade de finalização no futebol. O método utilizado neste estudo foi o descritivo observacional. Foram estudadas 37 partidas do Campeonato Municipal de Futebol – 2009 na categoria amadora da cidade de Registro/SP. O instrumento de pesquisa foi através de uma ficha simples, elaborada pelo pesquisador. Já a coleta de dados ocorreu no local das partidas. Processo de pesquisa delimitou algumas ações, que caracterizavam a finalização, através dos dados encontrados nesta pesquisa. Conclui-se neste estudo que as equipes que obtiveram um maior índice de vitórias, foram as equipes que mais finalizaram nas partidas.
Referências
- Adrian, M.J.; Cooper, J.M. Biomechanics of Human Movement, Indianapolis. Benchmark Press. 1989.
- Fifa. Regras do jogo. Disponível em: http//www.cbf-news.com/legislação.htm
- Gallahue, D. L.; Ozmun, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo. Phorte. 2003.
- Leal, J.C. Futebol – Arte e Oficio. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Leitão, R.A. e colaboradores. Analise da Incidência de Gols por tempos de jogo no Campeonato Brasileiro de 2001: estudo comparativo entre as primeiras e ultimas equipes colocadas da tabela de classificação. Revista Conexões. Vol. 1, Núm. 2, p. 125-21, 2003
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).