Reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de Futebol Brasileiro

  • Giovani Blasi Martino Lanna Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco (FUPAC VRB); Visconde do Rio Branco/MG
  • Filipe Gomide Carelli Departamento de Educação Física (DES) - Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
  • Wellington Augusto Lelis David Departamento de Educação Fí­sica (DES) - Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
  • Luma de Oliveira Comini Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) - Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
  • Ítalo Bartole Resende Departamento de Educação Fí­sica (DES)- Universidade Federal de Viçosa (UFV); Viçosa/MG
Palavras-chave: Marketing, Marca, Torcedor

Resumo

O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros e os fatos que cercam esse esporte são constantemente propagados nos diversos meios de comunicação. A vasta divulgação do esporte desperta o interesse de muitas empresas a querer vincular a sua marca a determinado time de futebol com vistas a maximizar seus retornos de exposição, imagem e vendas. O presente estudo objetivou verificar o reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de futebol brasileiro na percepção dos torcedores. O público alvo do estudo foi composto por estudantes universitários selecionados por amostragem não probabilí­stica por conveniência, totalizando 126 estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, no mês de junho de 2015, que foi respondido através de entrevista pessoal e individual. Os resultados demonstraram que 28,3% dos respondentes não torcem por nenhum time e 71,7% torcem por algum time. Considerando apenas a parcela dos respondentes que torcem por algum time, 28,9% não reconhecem nenhuma marca patrocinadora do time que torce e 71,1% reconhecem. Observa-se que a maior parcela dos torcedores reconhece as marcas patrocinadoras do time de futebol. Conclui-se que quando o indiví­duo torce por algum time de futebol há um reconhecimento considerável das marcas patrocinadoras.

Referências

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Publicado
2016-12-26
Como Citar
Lanna, G. B. M., Carelli, F. G., David, W. A. L., Comini, L. de O., & Resende, Ítalo B. (2016). Reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de Futebol Brasileiro. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(32), 32-36. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/436
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original