Comparar a capacidade de tomada de decisão e conhecimento declarativo de jogadores de futsal da categoria sub-20 com o conhecimento tático de "experts" do futsal
Resumo
O presente estudo pretende comparar a capacidade de tomada de decisão e conhecimento declarativo de jogadores de futsal (Categoria Sub-20) com o nível de conhecimento tático de “Experts” do esporte. Para isso recorreu-se ao teste de conhecimento tático proposto por Souza e colaboradores (2000), adaptado com base em situações específicas do jogo de futsal. Os resultados mostraram que em algumas situações, a decisão tomada pelo atleta e a sua justificativa não era ideal do ponto de vista dos “experts”. Conclui-se que a experiência que o atleta possui no jogo de futsal reflete diretamente no seu comportamento tático, seja na ação do jogo ou até mesmo na forma de orientar a sua equipe, referindo-se diretamente ao Técnico. Porém não podemos interpretar o resultado apresentado nesta pesquisa acreditando que o “expert” é a verdade única, sendo desprezado o que o atleta menos experiente entende do jogo. A pesquisa nos mostrou que o indivíduo pode enxergar e entender o mesmo fenômeno de diversas maneiras, evidenciando que no jogo de futsal com a sua riqueza de imprevisibilidade, não existe o “certo ou errado” mais o ideal para a situação ou decisão tomada pelo atleta.
Referências
- Costa, J.C.; Garganta, J.M.; Fonseca, A.; Botelho, M. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2002, vol. 2, nº 4; p. 7–20.
- Dantas, L.E.P.B.T.; Manoel, E.J. Conhecimento e desempenho do especialista motor. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 19, n. 3, p. 333-341, 3. trim. 2008.
- Filgueira, F.M.; Greco, P.J. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira Futebol, 2008. Jul- Dez; 01(2); p. 53-65.
- Garganta, J.M. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In Graça, A.; Oliveira, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. 2.ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1995. P. 11-25.
- Greco, P.J. O Ensino do comportamento Tático nos Jogos Esportivos: Aplicação no Handebol. Tese de Doutoramento em Educação. Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas. 1995.
- Greco,P.J. Conhecimento técnico-tático: O modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício, v. 0,107-129, 2006.
- Lopes, L.S. Avaliação do Comportamento Tático no Futebol de Campo: Um estudo do perfil de tomada de decisão do atleta e sua relação com a percepção do estilo de liderança do treinador. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Brasília. Universidade de Brasília. 2008.
- Moreira, V.J.P. Aspecto cognitivo inerente a prática esportiva. Tablóide On Line, Ibirité, 02 Jun.2008. Disponível em: http://fha.mg.gov.br/tabloide_artigos/tabloide_val-mo1.pdf Acesso em <09.Jun.2008>
- Souza, P.R.C.; Paula, P.F.A.; Greco, P.J. Tática e Processos Cognitivos Subjacentes à Tomada de Decisão nos Jogos Esportivos Coletivos. In: Garcia, E. S.; Lemos, K. L. M. (Org.). Temas atuais V em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 2000. p. 11-27.
- Souza, P.R.C.; Costa, V.T.da; Greco, P.J. Proposta d e Avaliação para Comparação do Nível de Conhecimento Tático no Futsal em Escolas e Clubes. Indesp UFMG (s/d) Disponível em: www.eeffto.ufmg.br/pablo/arquivos/conhecimentotatico.pdf. Acesso em: <09.Jun.2008>.
- Souza, P.R.C. Validação do teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no futsal. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. 2002.
- Sternberg, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre. Artmed. 2000. p. 20-38.
- Thomas, R.J.; Nelson, J.K.; Silverman, S.J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 5.ed. Porto Alegre. Artmed. 2007.
- Vieira, J.H.G. Capacidade de decisão táctica no futebol. Estudo da adequação e do tempo de resposta em Seleções Nacionais presentes no Campeonato da Europa de Sub-17/2003. Dissertação de Mestrado em Ciência do Desporto na área de especialização em Treino de Alto Rendimento. Porto. Universidade do Porto – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).