Análise das técnicas de goleiro mais utilizadas durante os jogos de Futsal masculino
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as técnicas de defesa mais utilizadas pelo goleiro durante o jogo em relação aos setores de finalização. Para a realização deste estudo foram analisados 13 jogos do Campeonato Catarinense de Futsal 2012, organizado pela FCFS (federação Catarinense de Futebol de Salão). Para a análise do estudo foi utilizado um scout adaptado de D`Ávila e colaboradores, (2002), considerando apenas as finalizações que acertaram em gol onde o goleiro realizou alguma defesa, ou tenha sofrido o gol. As técnicas do goleiro foram dividiram em quatro quedas (altas, médias, baixas e com os pés) e quatro outras defesas (sem queda, saída fechando o ângulo, arrastada e cobertura), totalizando oito ações técnicas defensivas. Nos jogos analisados aconteceram 170 finalizações corretas com 31 gols sofridos e 139 ações defensivas. Destas ações a técnica mais utilizada foi a sem queda com 37,41% do total e queda com os pés, totalizando 15,11%.
Referências
-Bolsonaro, J. R. Análise das finalizações na fase final da liga futsal 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm.24.Edição Suplementar 1.p.148-152. 2015.Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/276/270>
-Bravo, L.; Oliveira, M. T. Comportamentos táticos no jogo de Futsal: Os Princípios do Jogo. Millenium. Núm. 42. p. 127-142. 2012.
-D`Ávila R. C.; e colaboradores. Modelos de comportamento técnico e tático do goleiro de Handebol. In: Greco, P. J. (org) Caderno do goleiro de Handebol. Belo Horizonte.2002.
-Fonseca, G.M.M. Futsal –treinamento para goleiros 2ªedição. Rio de Janeiro. Sprint.2001.
-Gomes, A. C.; Machado, J. Metodologia e Planejamento na infância e adolescência. Londrina. Midiograf. 2001.
-Gonçalves, M. C. Análise dos gols da segunda fase da liga futsal 2013. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 24. Edição Suplementar 1. p. 153-157. 2015. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/278/271>
-Irokawa, G.N.F.; Lima, M.R.M.; Soares, V.O.V.; Aburachid, L.M.C.; Souza, P.R.C.; Greco, P. J. Caracterização das circunstâncias e setores de finalização do jogo de futsal: um estudo da fase final da Copa do Mundo -FIFA 2008. Buenos Aires. 2010.
-Léo, L. A. C. Estudo descritivo do nível técnico e tático do goleiro de futsal na copa do mundo de 2008. TCC de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2010.
-Mutti, D. Futsal: da Iniciação ao Alto Nível. 2ªedição. Phorte. 2003.
-Soares, B.; e colaboradores. Chutes no futsal e trajetórias de bolas. Portal do futsal. Disponível em: <http://portaldofutsal.webnode.pt/news/chutes-no-futsal-e-trajetoria-de-bolas>. Acesso em: 26/09/2012.
-Tenroller, C.A. Futsal ensino e prática. Canoas. Ed. Ulbra. 2004.
-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).