Campeonato de habilidades específicas no Futsal
Resumo
O futsal é um esporte coletivo de grande representatividade entre crianças e jovens no Brasil e seu crescimento deve-se também ao hepta campeonato conquistado pela seleção nacional, o que fez com que se tornasse ainda mais praticada. Este crescente deve ser acompanhado com investigações que possibilitem avanços nas mais diferentes áreas acadêmicas. Todavia, nos últimos anos, o enfoque acadêmico na modalidade parece estar mais voltado para as áreas de fisiologia, biomecânica e tática, encontrada ainda escassez científica nas áreas de aprendizagem e controle motor. Sendo assim, são válidas investigações com intuito de analisar outros fatores também importantes para o desempenho ótimo da modalidade por meio de iniciativas que possam mensurar as habilidades específicas do Futsal, possibilitando as análises por níveis de habilidade nas diferentes ações do jogo. Portanto, o objetivo do estudo foi propor, aplicar e analisar os resultados de um torneio de habilidades específicas do futsal para crianças. 33 meninos com média de idade de 9,3 (1,4) anos foram divididos em três grupos: G1, (7 a 8 anos), G2 (9 a 10) e G3 (11 a 12 anos) e participaram de um evento contendo 4 provas: 1 - Condução de Bola em 10 metros (COB); 2 - Passe Bilateral a 5 metros (PAB); 3 - Controle de Bola na Vertical em 30 segundos (EBX) e 4 - Shuttle Run Adaptado com Bola (RSAB). A proposição do evento parece ser eficiente e a aplicação demonstrou ser funcional, haja vista o número significativo de avaliados no decorrer de uma hora de duração. Quanto à análise das habilidades, os resultados apresentam-se intrigantes para elaboração de programas de ensino.
Referências
-Aquino, R. L. Q.; Marques, R. F. R.; Gonçalves, L. G. C.; Vieira, L. H. P.; Bedo, B. L. L. S. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade. Vol. 11. Núm. 2. p. 115-128. 2015.
-Armbrust, M.; Silva, A. L. A.; Navarro, A. C. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num. 5. p. 77-81. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/47/47>
-Avelar, A.; Meneguzzi, K.; Cyrino, E.; Carvalho, F.; Dias, R.; Altimari, L. Perfil Antropométrico e de Desempenho Motor de Atletas Paranaenses de Futsal de Elite. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 10. Núm. 1. p. 76-80. 2008.
-Barbosa, G. F. Aspectos tático-cognitivos: um estudo para a emergência do jogador inteligente no futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 6. Núm. 19. p. 37-44. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/239/211>
-Borges, P. H.; Costa, L. C.; Oliveira, J. G.; Pereira, V. R.; Rinaldi, W. A inclusão dos contextos de exercitação em programas de treinamento para o desenvolvimento de jogadores de futebol: a visão de treinadores portugueses. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 7. Núm. 23. p. 102-110. 2015. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/330/265>
-Cordeiro, G. R.; Pastre, T. G. F. L. Apresentação dos métodos de ensino do futsal na escola e no treinamento: Um estudo de caso. Educação e Humanidades. 2015.
-Daronco, L. S. E.; Flôres, F. S. Fundamentos técnicos: a base do futsal. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 16. Núm. 163. 2011.
-Drews, R.; Cardozo, P. L.; Corazza, S. T.; Flôres, F. S. Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol. Revista Motricidade. Vol. 9. Núm. 3. p. 105-116. 2013.
-Figueira,F.; Greco, P. J. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de
ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol.2008.
-Freitas, D. C.; Henrique, J.; Nolasco, R. C. Aspectos técnicos, táticos e regulamentares do futsal sob a ótica de treinadores experts. Revista Digital. Buenos Aires. Año 13. Núm. 125. 2008.
-Leque, E.; Alves, C.; Alves, I.; Madureira, F. Produção acadêmica apresentada no simpósio internacional de ciências do esporte/celafiscs sobre as modalidades de futebol e futsal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2013.
-Moreira, V. J. P.; Silva, C. J. A.; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz. Vol. 19. Núm. 1. p. 84-98. 2013.
-Santana, W. C.; França, V. S.; Reis, H. B. Perfil do processo de iniciação ao futsal de jogadores juvenis Paranaenses. Motriz. Vol. 13. Núm. 3. p. 181-187. 2007.
-Silva, M. V.; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. Vol. 23. Núm. 3. p. 297-307. 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).