Fatores relacionados à desistência da prática do Futsal em crianças e adolescentes

  • Wesley de Oliveira Tobias Bacharel em Educação Fí­sica pela Unopar
  • Renato Duarte Cazella Bacharel em Educação Fí­sica pela Unopar
  • Danilo Ribeiro Universidade Norte do Paraná
Palavras-chave: Iniciação esportiva, Competição esportiva, Especialização precoce, Abandono

Resumo

O Brasil está entre os principais paí­ses que mais se pratica o futsal. Jogadores de destaque no futebol, como Zico, Rivelino, Robinho, Neymar, entre outros, passaram pelo futsal antes de ingressarem no futebol. Neste contexto, segundo a literatura, a iniciação ao futsal tem acontecido cada vez mais cedo, por volta de 05 e 06 anos. Neste caso a preocupação se dará em como tratar pedagogicamente a iniciação ao futsal para motivar as crianças e evitar a desistência precoce. Sendo assim, o objetivo do estudo foi identificar os fatores que levam crianças e adolescentes à desistência da prática do futsal em uma escolinha do municí­pio de Jataizinho-PR. Participaram do estudo 41 crianças e adolescentes, entre 08 aos 13 anos, que abandonaram a prática do futsal durante o ano de 2013. O método utilizado foi a pesquisa de campo qualitativo descritiva, a partir do Inventário dos fatores de abandono com 26 questões fechadas. Para análise dos dados, utilizou-se a contagem, a estatí­stica descritiva percentual, média e desvio padrão. Os resultados apontaram que 41% abandonaram por vontade ou necessidade de fazer outras atividades e 21% por não ser tão bom como gostaria. Conclui-se que é necessária maior interação entre o aluno/atleta, pais, treinadores, pois os principais motivos que levaram à desistência precoce estão ligados a essa falta de interação e motivação entre eles. É importante ressaltar que os professores devem olhar para a iniciação com muita responsabilidade e dedicação, comprometendo-se com o processo de ensino-aprendizagem de forma coerente e sensí­vel.

Referências

-Andrade Júnior, J. R. O jogo de futsal: técnico e tático na teoria e na prática. 20. ed. Curitiba: Gráfica Expoente, 112p. 1999.

-Beneli, L. M.; Montagner, P.C. Intervenções pedagógicas no processo de evasão do basquetebol: possibilidades e consequências. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 10. Núm. 86. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd86/evasao.htm>

-Carratalá, V.; e colaboradores. Percepción del entorno deportivo juvenil por deportistas, padres, entrenadores y gestores. Revista de Psicología del Deporte. Barcelona. Vol. 20. Núm. 2. p. 337-352. 2011.

-FIFA. Fédération Internationale de Football Association. Blatter: “Manteremos o formato com 24 seleções”. In. FIFA.com, 2012. Disponível em: <http://pt.fifa.com/futsalworldcup/news/newsid=1923209/index.html> Acesso em: 25/05/2013.

-Filho, M. G. B.; Garcia, F. G. Motivos do Abandono no Esporte Competitivo: Um Estudo Retrospectivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 22. Núm. 4. p. 293-300. 2008.

-Freire, J.B. Pedagogia do futebol. Campinas. Autores Associados. 2003.

-Freire, J.B.; Scaglia, A.J. Educação como prática corporal. São Paulo. Scipione. p. 3. 2006.

-Gomes, A. C; Machado, J. A. Futsal: Metodologia e Planejamento na infância e adolescência. Londrina. Midiograf.208p. 2001.

-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação esportiva universal 1: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. 2.ed. Belo Horizonte, Escola de Educação Física da UFMG, 2007.

-Hallal, P. C.; e colaboradores. Fatores intervenientes associados ao abandono de futsal em adolescentes. Revista brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 12. Núm. 3. p. 27-32. 2004.

-Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7ªedição. São Paulo. Atlas. 2011.

-Lopes, P.; Nunomura, M. Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível. Revista Brasileira Educação Física, São Paulo. Vol. 21. Núm. 3. p. 177-187. 2007.

-Mutti, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível. São Paulo. Phorte. 2003.

-Nuñez, P. R. M.; e colaboradores. Motivos que levam adolescentes a praticarem futsal. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas. Vol. 6. Núm. 1. p. 67-78. 2008.

-Reis, C. A. M. Análise dos fatores determinantes para o abandono de adolescentes no futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo. Vol. 6. Núm. 19. p. 45-50. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/246/212>

-Rubio, K.(org). Psicologia do esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2000.

-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores associados. p. 8-15. 2004.

-Santana, W. C. Pedagogia do Esporte na Infância e Complexidade. In: Paes, R.R; Balbino, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectiva. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 1-23. 2005.

-Samulski, D. M. Psicologia do esporte. Belo Horizonte. Editora UFMG.1990.

-Scalon, R. M. Fatores motivacionais que influem na aderência e no abandono dos programas de iniciação desportiva pela criança. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. 1998.

-Teixeira, M. C.; e colaboradores. Motivos do abandono da prática esportiva. Uma revisão na literatura. Revista digital EFDeportes.com. Buenos Aires. Vol. 15. Núm. 166. 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com>. Acesso em: 20/02/2014.

-Voser, R. C. Iniciação ao Futsal: Abordagem recreativa. Canoas. ULBRA. 1996.p. 18-19.

-Weinberg, R. S.; Gould, D. Crianças e psicologia do esporte. In: Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da psicologia do esporte. Porto Alegre: Artmed. Cap. 22. p. 532-550. 2008.

Publicado
2016-03-03
Como Citar
Tobias, W. de O., Cazella, R. D., & Ribeiro, D. (2016). Fatores relacionados à desistência da prática do Futsal em crianças e adolescentes. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(29), 181-189. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/411
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original