Fatores motivacionais para a prática da iniciação ao Futsal

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Henrique Policarpo Piccinin Horus Faculdades/SC
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Instituição Educacional São Judas Tadeu.
Palavras-chave: Motivação, Psicologia do Esporte, Futsal

Resumo

O estudo objetivou identificar os motivos para a prática da iniciação ao futsal. Compôs a amostra 88 praticantes de futsal de ambos os sexos, com idade entre 7 a 17 anos das categorias de base de uma Escolinha do municí­pio de Saltinho-SC. Foi aplicado o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998). Com relação aos resultados, a média mais elevada foi a competência esportiva (2,7) seguida de saúde (2,6) e amizade e lazer (2,2). O Teste T de Student revelou que a média da competência desportiva superou a da saúde e a da amizade, além disso, a média da saúde superou a da amizade (p<0,05). Não foram encontradas correlações estatí­sticas significativas entre a idade, o tempo de prática dos participantes e as três dimensões da motivação. Também não houve diferença significativa na motivação entre os sexos.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Henrique Policarpo Piccinin, Horus Faculdades/SC

Professor Especialista em Futsal, trabalha em escolinhas de futsal.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS)
Professor Adjunto DE - Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Instituição Educacional São Judas Tadeu.

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente atua em cursos de Especialização nas disciplinas; Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual.

Referências

-Braganhol, M. A.; Dos Santos, R. A. Fatores Motivacionais para a Prática de Dança em Meninas. Cinergis. Vol. 10. p. 35-41. 2009.

-Cabral, G. M.; Negreiros, A. A. Fatores Motivacionais na Prática Esportiva. 5ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Instituto Federal do Tocantins. 2014.

-Cardoso, L. M. Fatores Motivacionais para a Prática do Futsal Feminino, numa Equipe de Rendimento Sub-17: Um Estudo de Caso. TCC de Bacharelado em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense. UNESC. 2012.

-Cavalcanti, L.A. Fatores que Motivam Alunos, Professores Gestores na Prática e Desenvolvimento do Futsal Escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. p. 284-290. 2013.

-Cohen, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates.1988.

-Da Costa, R. L. C., et al. Aspectos Motivacionais a Prática Esportiva de Atletas Participantes do Campeonato Metropolitano da Liga Campo-Grandense de Futebol de Campo. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. p. 139-144. 2009.

-David, C. E. B. Aspectos motivacionais e desempenho técnico tático em praticantes de futsal com 10 e 13 anos de idade. Dissertação de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2012.

-Dos Santos, M A. G. N.; Manoel, R. V. Fatores Motivacionais na Prática do Futebol. Revista Hórus. Vol. 4. Núm. 2. p. 220-230. 2010.

-Fischer, F.; e colaboradores. Motivação no Futebol de Campo. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. p. 187-192. 2009.

-Gaya, A.; Cardoso, M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista perfil. Vol. 2. Núm. 2. 1998.

-Interdonato, G. C.; e colaboradores. Fatores motivacionais de atletas para a prática esportiva. Motriz. Vol. 14. p. 63-66. 2008.

-Lorenzi, G.; Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E. A motivação para a prática do futebol decrianças com idade entre 09 a 12 anos. Revista Digital. Buenos Aires. Año 13. Núm. 128. 2011.

-Moraes, M. P. S. Análise comparativa dos alunos da 6ª série da Escola Adventista de Pelotas-RS: Motivação na prática de futsal nas aulas de educação física e no Projeto/Escolinha de Futsal. TCC em Licenciatura em Educação Física. Unijuí. Ijuí-RS. 2013.

-Nuñez, P.; e colaboradores. Motivos que levam Adolescentes a Praticar o Futsal. Revista Conexões. Vol. 6. Núm. 1. 2008.

-Paim, M. C. C. Fatores Motivacionais e Desempenho no Futebol. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.

-Paim, M. C. C.; Pereira, E. F. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Motriz. Vol. 10. p. 159-166. 2004.

-Paim, M. C. C.; Pereira, E. F. Fatores Motivacionais em Adolescentes para Prática de Jazz. Revista da Educação Física. Vol. 16. p. 59-66. 2005.

-Pereira E. F.; e colaboradores. Fatores motivacionais de crianças e adolescentes asmáticos para a prática da natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 17. p. 9-17. 2009.

-Rondini, O. M. Fatores Motivacionais que levam Adolescentes do sexo Masculino entre 15 e 17 anos a Praticarem Futsal. Revista Enaf Science. Vol. 8. Núm. 4. p. 11-21. 2013.

-Rubio, K. (org.). Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2000.

-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. Porto Alegre. TCC Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. 2009.

-Samulski, D. M. Psicologia do esporte. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1990.

-Santos, L. B.; Da Silva, T. D.; Hirota, V. B. Mulher no esporte: uma visão sobre a prática no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. p. 119-125. 2008.

-Scalon, R. M. Fatores motivacionais que influem na aderência e no abandono dos programas de iniciação desportiva pela criança. Dissertação de Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Escola de Educação Física da UFRGS. Porto Alegre. 1998.

-Silva, D. A. P. Os fatores motivacionais no futsal feminino no município de Rebouças-PR. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 14. Edição Especial. 2012. Disponível em:. Acesso em: 10/05/2015.

-Silva, K. L. S.; e colaboradores. Fatores Motivacionais em Praticantes de Voleibol Escolar da Cidade de João Pessoa, PB. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 71. Núm. p. 253-258. 2008.

-Terra,G. B.; Hernandez, J. A. E.; Voser, R. C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 128. 2009.

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6ª edição. Porto Alegre. ArtMed. 2012.

-Voser, R. C.; Hernandez, J.A.E.; Ortiz, L. F. R.; Voser, P.E.G.A Motivação para a prática do Futsal: Comparação entre atletas federados do sexo masculino e feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Núm. 21. p. 196-201. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287/234>

-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 4ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2008.

Publicado
2016-03-03
Como Citar
Voser, R. da C., Piccinin, H. P., Hernandez, J. A. E., & Voser, P. E. G. (2016). Fatores motivacionais para a prática da iniciação ao Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(29), 175-180. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/410
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##