Comparação do perfil antropométrico de atletas e não atletas de futsal adolescentes de escolas no Rio Grande do Sul e Paraná
Resumo
O objetivo do estudo foi comparar o perfil antropométrico de atleta e não atleta, adolescente sub 15 de escola particular do estado do Rio Grande do Sul e de escola pública do estado do Paraná. A pesquisa foi de ordem descritiva. A amostra foi do Grupo 1= 50 Alunos entre 13 e 15 anos de idade e do Grupo 2= 50. Neste trabalho foram avaliados o peso, a estatura, o índice de massa corporal (IMC) e o perfil social (poder aquisitivo, econômico e residência). Neste método foram utilizados, para cálculos dos índices antropométricos o programa de uma balança com a marca Filizolla, com precisão de 0,1Kg, e a estatura determinada em um estadiômetro de metal, com precisão de 0,1cm, de acordo com os procedimentos descritos por Gordon e colaboradores. Os resultados obtidos foram: no item antropométrico apresentou nenhuma diferença estatisticamente significativa entre o grupo atleta e não atleta, sendo um grupo homogêneo em relação a composição corporal. No aspecto renda familiar contatou-se que os grupos estão quase todos dentro da classe social média, com diferença na questão da escolaridade, mostrando-se heterogêneo, com a maioria cursando o 1º. Grau. Portanto conclui-se nesta pesquisa sobre atletas e não atletas sub 15, que estes padrões não interferem na performance dessa modalidade, tão somente alunos atletas levarão vantagem sobre alunos não atletas, por usufruírem condicionamento físico, técnica, cognição, desempenho motor e de um ambiente melhor para desempenhar o futsal.
Referências
- Bello Junior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.
- Fonseca, G.; Amâncio, M. Jogos de futsal da aprendizagem ao treinamento. Caxias do Sul - UCS. 2002.
- Fonseca, G. M. Futsal metodologia de ensino, Caxias do Sul - UCS, 1997.
- Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.
- Lucena, R. Futsal e iniciação. Rio de Janeiro. 5ª edição. 2001.
- Molinuevo, J.S.; Ortega, A.M. Perfil morfofuncional de un equipo de futbol-sala. In: Anais do I Congresso Internacional sobre Ciencia Y Tecnica Del Fúttboll. Madrid. p. 217-224. 1989.
- Santos, A.F.; Giarolla, R.A.; Figueira Junior, A.J. Perfil de aptidão física de jogadores de futebol de salão. In: Anais da 2ª Bienal de Ciências do Esporte. São Paulo. p. 21. 1991.Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num.4. Jan/Fev/Mar/Abr. 2010. p. 37-41.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).