A motivação para prática do Futsal: Um estudo com atletas na faixa etária entre 13 e 18 anos
Resumo
Este estudo quantitativo, descritivo e exploratório objetivou verificar a motivação para o esporte de 50 atletas de futsal, do sexo masculino, com idades entre 13 e 18 anos, distribuídas nas seguintes categorias: Sub-14 (16 atletas), Sub-16 (17 atletas) e Sub-18 (17 atletas), representando o município de Caxambu do Sul nos campeonatos organizados pela Fesporte (Joguinhos, Olesc e Jesc). Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a "Escala de Motivos para Prática Esportiva" (EMPE), a qual foi validada por Barroso (2007) para população brasileira e é composta por 33 questões com escala do tipo Likert. Este instrumento possui 7 dimensões motivacionais, assim denominadas: status, condicionamento físico, energia, contexto, técnica, afiliação e saúde. A análise dos resultados foi obtida por meio do programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), versão 20.0. Ao analisar todos os sujeitos da pesquisa, os resultados apontaram que os fatores saúde, afiliação e aperfeiçoamento técnico foram os mais importantes, seguidos por condicionamento físico, status, liberação de energia, e contexto. Apenas na dimensão Condicionamento Físico constatou-se diferença estatística significativa, pela Análise de Variância. O teste de follow up de Scheff© identificou que esta diferença é entre a SUB-16 (M=9,3) e a SUB-18 (M=8,7). Nas outras dimensões, não houve nenhuma diferença estatística significativa entre as categorias examinadas. Espera-se que esta pesquisa possa estimular novos estudos na área e servir de base como referencial teórico para as ações durante o treinamento.
Referências
-Barroso, M. L. C. Validação do Participation Motivation Questionnaire Adaptado para Determinar Motivos de Prática Esportiva de Adultos Jovens Brasileiros. Dissertação Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. 2007. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1711>. Acesso em: 20 ago. 2014.
-Gaya, A.; e colaboradores. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Huertas, A. J. Motivación: querer aprender. 2ª ed. Buenos Aires. Aique Grupo Editor. 2006.
-Lorenzi, G.; Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E. A motivação para a prática do futebol de crianças com idade entre 09 a 12 anos. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 155. 2011.
-Machado, A. A. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.
-Medeiros, P. V. Motivos da prática de Futsal em Universidade pública. Porto Alegre, 2012. TCC de Graduação. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. 2012.
-Myotin, E. A. A participação da adolescente brasileira em esportes e atividades físicas como forma de lazer: fatores psicológicos e socioculturais. In: Romero, E. (Org.). Corpo, Mulher e sociedade. Campinas. Papirus. p. 177-197. 1995.
-Paim, M. C. C. Fatores motivacionais e desempenho no futebol. Revista da Educação Física UEM, Maringá. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.
-Rondini, O. M. Fatores Motivacionais que levam Adolescentes do sexo Masculino entre 15 e 17 anos a Praticarem Futsal. Revista Enaf Science. Poço de Caldas. Vol. 8. Núm. 4. p. 11-21. 2013.
-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. TCC Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. 2009.
-Samulski, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2ªedição. rev. ampl. Barueri. Manole. 2009.
-Santos, L. B.; Da Silva, T. D.; Hirota, V. B. Mulher no esporte: uma visão sobre a prática no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. p. 119-125. 2008.
-Scalon, R. M.; Becker J.R. B.; Brauner, M. R. G. Fatores motivacionais que influencia na aderência dos programas de iniciação desportiva pela criança. Revista Perfil. Ano 3. Núm. 3. p. 51-61. 1999.
-Tani, G. A criança no esporte: implicações da iniciação esportiva precoce. In: Krebs, R. J. Desenvolvimento infantil em contexto. Florianópolis: UDESC. p. 101-113. 2001.
-Terra, G.B.; Hernandez, J.A.E.; Voser, R.C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 128. 2009.
-Triviños, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo. Atlas. 1992.
-Weinberg, R. S; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre. Artmed. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).