Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Fí­sica

  • Leandro Coutinho Vilela de Carvalho Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Estácio de Sá - Pedagogia do Esporte Educacional
Palavras-chave: Motivação, Desmotivação, Educação física

Resumo

Introdução: Nos dias atuais é muito difí­cil motivar os alunos a participarem das aulas de Educação Fí­sica e é de fundamental importância que o professor esteja preparado e atento para que essa evasão não ocorra em suas aulas. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que causam a motivação e a desmotivação nos alunos. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário contendo diversas situações que podem proporcionar tal estado nos pesquisados. Resultado: Foram identificados fatores como a quadra ser muito quente, as crí­ticas dos colegas quando se erra e o que se sente quando isso acontece como principais desmotivadores. Já os motivadores foram, a diversidade de atividades, sentir prazer e sentir-se bem ao pratica-las assim como sentir-se capaz de realizar essas ações, a interação e o prazer de estar com os colegas e o fato do professor sempre incentivar quando se erra. Discussão: Provou-se de fundamental importância a presença do professor como um fator motivador sempre evitando situações como as citadas para que se obtenha melhor resultado. Conclusão: Os fatores motivacionais e desmotivacionais tem forte ligação entre si sendo que muitas vezes a intervenção do professor considerada ponto chave para maior participação nas aulas.

Biografia do Autor

Leandro Coutinho Vilela de Carvalho, Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Estácio de Sá - Pedagogia do Esporte Educacional

Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio

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Publicado
2016-01-25
Como Citar
Carvalho, L. C. V. de. (2016). Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Fí­sica. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 548-553. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355
Seção
Artigos: Edição Especial