Análise dos contra-ataques da equipe do Corinthians na categoria adulto e sub 20 no ano de 2013
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a incidência dos contra-ataques, na categoria adulto e na categoria sub 20 no ano de 2013 e observar como eles foram realizados de acordo com a sua origem e progressão até a finalização. A amostra foi constituída de 10 jogos da liga futsal e 07 jogos do campeonato paulista sub 20, todos da equipe do Corinthians no ano de 2013. A coleta dos dados foi feita através de vídeo dos jogos, vistos no site Youtube e Blog do Corinthians (domingossccp.blogspot.com.br), estes foram anotados e tabelados em folhas de papel posteriormente foram passados para um documento do Word 2010. Para análise dos resultados usou-se o método descritivo percentual. Percebendo-se que os contra-ataques têm considerável participação nos gols marcados pelas equipes, uma vez que de um total de 87 gols, 21 tiveram origem nas ações de contra-ataque, o que equivale a 24,14% dos gols. Porém , como se trata de uma das ações mais presentes no futsal, o número de contra-ataques não convertidos em gols é bastante maior que os convertidos visto que, a partir da coleta de dados, a conversão em gols foi de apenas 13,21% e os 86,79% restantes não resultaram em gols após a finalização da jogada, já que das 159 jogadas de contra-ataques presentes nos 17 jogos, 138 não foram convertidas em gol.
Referências
-Alves, I.P.; Bueno, L. Análise dos gols na primeira fase da liga futsal 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 12. p. 118-123. 2012.
-Fukuda,J. P. S.; Santana, W. C. Análises dos gols em jogos da liga futsal 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 11. 2012. p. 62-66.
-Bueno, E. L. Análise do aproveitamento dos desarmes e sua relação com o resultado final das partidas da equipe São João batista de futsal ao longo do estadual da primeira divisão de Santa Catarina em 2006. TCC de Especialização em Futsal UNOPAR. Londrina. 2007.
-Saad, M. A.; Costa, C. F. Futsal: movimentações defensivas e ofensivas. Florianópolis. Bookstore. 2001.
-Santana, W. C. A Lógica interna do futsal e o jogo de transição. In: Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004. p. 73-75.
-Voser, R. C. Princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001
-Bello Junior, N. A Ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.
-Gonçalves, M. C. Analise dos gols da segunda fase da liga futsal 2013. TCC de Especialização em Futebol e Futsal. São Paulo. 2013.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).