Quantificação dos cruzamentos realizados por 12 clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol série "A" de 2010 a 2012
Resumo
Introdução: O objetivo do estudo centrou-se em relacionar o índice total de cruzamentos, cruzamentos certos, cruzamentos errados, e o total de acertos por campeonato de cada uma das 12 equipes que participaram do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino Série "A" de 2010 a 2012. Materiais e métodos: Utilizou-se o método descritivo: frequência absoluta, frequência relativa para a medida; e para a coleta dos dados, foram consultados todas os dados de cruzamentos certos, errados e de cada uma das 12 equipes que participaram do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino Série "A" de 2010 a 2012, disponíveis no site UOL (http://www.uol.com.br). Esses dados foram trabalhados no pacote Office 2003, Windows 7. Resultados: Nos 3 anos analisados ocorreram mais de 9.000 cruzamentos sendo que pouco mais de 22% de cruzamentos certos e um pouco mais de 77% dos cruzamentos errados. Discussão: Provavelmente os procedimentos de treinamentos estão em desacordo com a realidade do jogo. Conclusão: Analisando os resultados obtidos, podemos observar que os cruzamentos certos realizados no futebol brasileiro estão longe dos padrões atuais e aceitáveis para o futebol moderno.
Referências
-Gowan, G. A análise do jogo. Futebol em Revista. Vol. 3. Núm. 11. p. 35-40. 1982.
-Leitão, R. A. Futebol tático: análises qualitativas como ferramentas de avaliação. UNICAMP. 2001.
-Melo, R.S. Futebol: Da iniciação ao treinamento. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Pinto, J.; Garganta, J. Futebol Português: Importância do Modelo de Jogo no seu Desenvolvimento. Horizonte. Vol. 33. p. 94-98. 1989.
-Queiroz, C. Estrutura e organização dos exercícios de treino em futebol. Federação Portuguesa de Futebol. 1986.
-Santos, F. J. A importância das jogadas aéreas no futebol profissional brasileiro. As especificidades de um determinante artifício utilizado pelas grandes equipes do Brasil para a qualificação dos resultados, 2009. Disponível em: http://www.universidadedofutebol.com.br. Acessado em: 23/08/2013.
-UOL. Estatísticas de um time do Campeonato Brasileiro 2010. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2010/serie-a/estatisticas/times. Acessado em 26/05/2013.
-UOL. Estatísticas de um time do Campeonato Brasileiro 2011. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2011/serie-a/estatisticas/times. Acessado em 26/05/2013.
-UOL. Estatísticas de um time do Campeonato Brasileiro 2012. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2012/serie-a/estatisticas/times. Acessado em 26/05/2013.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).