Análise e caracterização de atletas e posições através das ações com bola no campeonato brasileiro de futebol série A 2013
Resumo
O Futebol é uma modalidade esportiva em constante evolução que necessita de muitos aspectos para que este processo continue. Um desses aspectos é a analise que está cada vez mais presente na literatura, ainda deixando muitas lacunas em diversos assuntos pertinentes, o objetivo deste estudo é verificar o tempo de posse de bola individual, caracterizar e diferenciar jogadores e posições através das ações com bola. A metodologia é composta pela amostra de trinta atletas de clubes de futebol profissional divididos em cinco posições. Esses atletas foram observados durante as partidas tendo suas ações com bola registradas e cronometradas. O tempo que um atleta fica com a bola é maior do que o tempo máximo dito em matéria jornalística. Em algumas posições a eficiência não foi a mesma exigida pela literatura, já as características técnicas apresentadas em ambos os lados foram semelhantes. O tempo que um atleta fica com a bola durante uma partida pode variar muito devido vários fatores. As características técnicas são praticamente as mesmas na teoria e demonstradas na prática.
Referências
-Fox Sports Brasil. O Papel do Volante. Rio de Janeiro. Programa A Última Palavra. Quadro Fato em Foco. 2013.
-Roseguini, G. Esporte Espetacular compara o jogador de futebol com corredor velocista. São Paulo. Rede Globo de Televisão. Programa Esporte Espetacular. Quadro Ciência do Esporte. 2013.
-Santos Filho, J.L.A. Manual do Futebol. São Paulo. Phorte. 2002. p. 87-90.
-Scaglia, A.J. Escolinha de Futebol: Uma Questão Pedagógica. Rio Claro. Revista Motriz. Vol. 2. Num. 1. p. 40. 1996.
-Seabra, F. Identificação e análise de padrões de circulação da bola no futebol. Dissertação Mestrado em Educação Física. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).