A influência do futsal no desenvolvimento motor em adolescentes de 13 e 14 anos
Resumo
A pesquisa tem como objetivo comparar o desempenho motor em adolescentes de 13 e 14 anos de idade, praticantes e não praticantes de futsal. Justifica-se este trabalho no sentido de demonstrar a importância ou não da metodologia dos treinamentos da modalidade esportiva futsal e apresentar a importância da prática do futsal e sua contribuição para o desenvolvimento da coordenação motora de adolescentes de 13 e 14 anos. Dentre os instrumentos de avaliação encontra-se o teste de Coordenação Corporal (Körperkoordinationtest für Kinder - KTK) desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). O teste KTK é composto por quatro atividades: equilíbrio retrocedendo, saltos monopedais, saltos laterais e transposição lateral. A amostra foi composta por 22 adolescentes de 13 e 14 anos, do sexo masculino. Foram dois grupos, os praticantes de futsal (grupo experimental) e os que não praticam o esporte (grupo controle). Ao analisar os resultados obtidos com a bateria de testes, os alunos do grupo experimental obtiveram desempenhos melhores em relação aos alunos do grupo controle. A Classificação dos alunos que não praticam futsal 9,1% foi classificada com coordenação normal, 27,3% insuficiência na coordenação e 63,6% com perturbações na coordenação motora. Porém, a classificação dos alunos que praticam a modalidade 54,5% enquadrou-se com coordenação normal e 45,5% com perturbações na coordenação. Sugerem-se mais pesquisas sobre o tema para que possam ser investigadas mais informações a respeito das modalidades esportivas e o desenvolvimento motor.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).