Influência dos níveis de Ansiedade em diferentes categorias do Futsal Escolar
Resumo
A relação entre Esporte e Ansiedade figura-se como um dos campos de pesquisa mais abordados na atualidade, pelo fato de estarem diretamente ligados ao rendimento e a conquista de resultados. Assim, este estudo teve como objetivo analisar qual a categoria que mais sofre influências em decorrência dos níveis de Ansiedade. A amostra foi composta por 45 alunos/atletas com faixa etária entre 11 e 17 anos, praticantes de Futsal, todos do gênero masculino, vinculados a 03 instituições, duas delas situadas em Arcoverde-PE e uma em Buíque-PE, sendo 02 escolas (01 pública e 01 privada) e uma repartição privada que oferece serviço ao comércio. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado o questionário "Sport Competition Anxiety Test" (SCAT), que foi construído por Martens citado por De Rose e Vasconcellos (1997). Após obter os resultados, ficou constatado que 80% dos entrevistados do Pré-Mirim possuem um nível de ansiedade entre média e média-alta, 100% do Mirim estiveram entre média e média-alta e no Infantil 86% se encontram com um nível de ansiedade entre média-baixa e média. Desta forma, pode-se concluir que a ansiedade manifesta-se em um grau mais elevado na categoria Mirim devido as alterações provenientes da fase púbere e a relação com a heterogeneidade dos níveis de maturação de cada indivíduo, influenciando diretamente no seu desempenho.
Referências
-Aplewicz, J. G. F.; Ecave, C.; Gomes, H. A.; Lima, H. H.; Laurindo, M. A.; Vilela Júnior, G. B. Níveis de Ansiedade em Atletas Escolares de Voleibol de faixa etária de 15 a 17 Anos. Revista do Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida. Ponta Grossa. Vol. 1. Num. 1. 2009.
-Bertuol, L.; Valentini, N. C. Ansiedade Competitiva de Adolescentes: Gênero, Maturação, Nível de Experiência e Modalidades Esportivas. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 17. Num. 1. p. 65-74. 2006.
-Bocchini, D.; Morimoto, L.; Rezende, D.; Cavinato, G.; Da Luz, L. M. R. Analise dos Tipos de Ansiedade entre Jogadores Titulares e Reservas de Futsal. Revista Conexões/UNICAMP. Campinas. Vol. 6 ed. especial. p. 522-532. 2008.
-De Rose Júnior, D.; Vasconcellos, E. Ansiedade Traço-Competitiva e Atletismo: um Estudo com atletas Infanto-Juvenis. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 11. Num. 2. p. 148-154. 1997.
-Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. Atlas. 2008.
-Gonçalves, M. P.; Belo, R. P. Ansiedade-traço competitiva: diferenças quanto ao gênero, faixa etária, experiência em competições e modalidade esportiva em jovens atletas. Psico-USF. João Pessoa. Vol. 2. Num. 12. p. 301-307. 2007.
-Iacovino, V.; Navarro, A. C. As Variáveis Psicológicas que influenciam no Rendimento do Atleta de Futsal de Alto Nível. In: Navarro, A. C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo: Phorte. p. 153-166. 2008.
-Interdonato, G. C.; Oliveira, A. R.; Luiz Júnior, C. C.; Greguol, M. Análise da Ansiedade Traço Competitiva em Jovens Atletas. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas. Vol. 8. Num. 3. p. 1-9. 2010.
-Lima, A. M.; Nascimento, D. Nível de Ansiedade-Traço Competitiva de Atletas da Categoria Mirim de Futsal da Cidade de Curitiba. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 9. Num. 6. p. 171-176. 2010.
-Lima, D. A.; Estrada, L. F. G.; Massa, M.; Hirota, V. B. A Maturação Sexual e a Idade Cronológica durante um processo de Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo nas Categorias de Base do Futebol de Campo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 7. Num. 3. p. 83-90. 2008.
-Pelegrin, G. C. Ansiedade Pré-Competitiva: Uma Revisão. TCC de Graduação. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma. p. 9-64. 2009.
-Silva, A. Relação Ansiedade Estado e Desempenho dos Goleiros de Futsal nas Olímpiadas Escolares. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial. São Paulo. Vol. 4. Num. 14. p. 263-267. 2012. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/166/153>
-Silveira, R. O. Análise dos Níveis de Ansiedade Pré-Competitiva de Atletas de Futsal. TCC de Graduação. Universidade Federal de Minas Gerais. p. 10-34. 2009.
-Tavares, F. M. A Iniciação Esportiva e a Especialização Precoce no Contexto Escolar. TCC Graduação. Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. p. 9-44. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).