A influência da posse de bola nos resultados da categoria sub 19 do Sport Club Internacional na Copa FGF de 2011

  • Caetano Martimiano Ramos Universidade Gama Filho
  • Antonio Coppi Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Posse de Bola, Futebol, Categorias de Base, Influência, Desempenho

Resumo

O objeto de estudo deste apanhado de ideias tem por finalidade identificar qual ainfluência da posse de bola em uma equipe com atletas em formação. A pesquisa foi realizada ao longo da COPA FGF de 2011, que aconteceu de 14 de setembro a 26 de novembro, no estado do RS. Foi feita a análise do desempenho da equipe pelos vídeos dos dezesseis jogos realizados pela equipe durante a competição. Foram confeccionadas tabelas e gráficos de análise do desempenho da equipe acerca dos itens escolhidos para a posterior análise. Os resultados mostraram que a equipe valorizou o jogo baseado na posse de bola durante a fase classificatória do campeonato. Na segunda fase da competição, eliminatórias, os índices de passes trocados e domínio dos jogos através da posse de bola que anteriormente eram bastante elevados na comparação com seus adversários, caíram substancialmente e os números de transferências de bola aumentaram. Acredita-se que tal fato se deve ao nível de competitividade elevar-se na segunda fase e a questão da manutenção da posse de bola ofensiva tenha sido mais dificultada devido ao fato de os adversários estarem mais preparados para enfrentar a equipe do Sport Club Internacional, enfatizaram-se então a busca pelos gols e os resultados positivos para a possível conquista da Copa FGF de 2011.

Biografia do Autor

Caetano Martimiano Ramos, Universidade Gama Filho

Professor Especializado em futebol e futsal; exerce a profissão de professor desde 2005, com experiências em outros desportos, porém ênfase no futebol e futsal. Atualmente contratado pelo Sport Club Internacional.  Centro de Treinamento e Formação de Atletas São Borja de Canoas/RS. Colégio Proví­ncia de São Pedro (POA/RS). Clube Atlético Futsal - Porto Alegre/RS.

Referências

-Coever, W. Adaptação Jean Philippe Rethacke, Technique Du fooballeur. Ed. Robert Laffont, 1984.

-Gomes, A.C.; Erichsen, O. A. Ciência do Futebol. Barueri-SP: Manole, 2004.

-Laurier, A. Football –Culture Tactique ET Principes de Jeu, 1989.

-Murteira, B. Análise Exploratória de Dados –Estatística Descritiva. McGraw-Hill, 1993.

-Paoli, P. B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Tese de Doutorado. PPGEF. Rio de Janeiro. Universidade Gama Filho. 2007.

-Voser, R.C.; Giusti, J.G. O Futsal e a Escola: Uma Perspectiva Pedagógica. Porto Alegre. Artmed. 2002.

Publicado
2014-08-15
Como Citar
Ramos, C. M., & Navarro, A. C. (2014). A influência da posse de bola nos resultados da categoria sub 19 do Sport Club Internacional na Copa FGF de 2011. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(20). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/259
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original