A influência da posse de bola nos resultados da categoria sub 19 do Sport Club Internacional na Copa FGF de 2011
Resumo
O objeto de estudo deste apanhado de ideias tem por finalidade identificar qual ainfluência da posse de bola em uma equipe com atletas em formação. A pesquisa foi realizada ao longo da COPA FGF de 2011, que aconteceu de 14 de setembro a 26 de novembro, no estado do RS. Foi feita a análise do desempenho da equipe pelos vídeos dos dezesseis jogos realizados pela equipe durante a competição. Foram confeccionadas tabelas e gráficos de análise do desempenho da equipe acerca dos itens escolhidos para a posterior análise. Os resultados mostraram que a equipe valorizou o jogo baseado na posse de bola durante a fase classificatória do campeonato. Na segunda fase da competição, eliminatórias, os índices de passes trocados e domínio dos jogos através da posse de bola que anteriormente eram bastante elevados na comparação com seus adversários, caíram substancialmente e os números de transferências de bola aumentaram. Acredita-se que tal fato se deve ao nível de competitividade elevar-se na segunda fase e a questão da manutenção da posse de bola ofensiva tenha sido mais dificultada devido ao fato de os adversários estarem mais preparados para enfrentar a equipe do Sport Club Internacional, enfatizaram-se então a busca pelos gols e os resultados positivos para a possível conquista da Copa FGF de 2011.
Referências
-Coever, W. Adaptação Jean Philippe Rethacke, Technique Du fooballeur. Ed. Robert Laffont, 1984.
-Gomes, A.C.; Erichsen, O. A. Ciência do Futebol. Barueri-SP: Manole, 2004.
-Laurier, A. Football –Culture Tactique ET Principes de Jeu, 1989.
-Murteira, B. Análise Exploratória de Dados –Estatística Descritiva. McGraw-Hill, 1993.
-Paoli, P. B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Tese de Doutorado. PPGEF. Rio de Janeiro. Universidade Gama Filho. 2007.
-Voser, R.C.; Giusti, J.G. O Futsal e a Escola: Uma Perspectiva Pedagógica. Porto Alegre. Artmed. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).