Perfil dos técnicos de futsal feminino participantes dos jogos abertos do interior em 2008 no estado de São Paulo
Resumo
Neste artigo teremos as teorias advindas da Pedagogia do Esporte como arcabouço. Compreendemos o Esporte como um fenômeno sociocultural, cabendo as Ciências do Esporte toda a reflexão científica que tal fenômeno exige. Para fins de delineamento deste estudo, objetivamos investigar as características dos técnicos de futsal feminino participantes dos Jogos Abertos do Interior em Piracicaba, focamos na compreensão do processo de formação profissional e aproximação com a modalidade futsal feminino, as formas de atualização profissional. Investigamos as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento destes (as) técnicos (as) e as competências e habilidades necessárias para o desempenho da função. A amostra foi constituída por 10 técnicos de futsal feminino da primeira divisão, representando seus respectivos municípios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, com questões objetivas. Os dados obtidos em campo mostraram que 100% dos técnicos entrevistados possuíam formação superior em Educação Física e ou Esporte, 80% disseram manter-se atualizados, 50% dos entrevistados são ex-atletas e outros 50% se especializaram em algum momento da carreira; 40% relataram usar metodologia tecnicista e 60% utilizam a metodologia através de jogos para o desenvolvimento da inteligência tática, o que demonstra a evolução do conhecimento científico e indiretamente a própria evolução da modalidade. Superamos paradigmas existentes, ultrapassando o pensamento simplista do senso comum, referente às funções do técnico de futsal feminino.
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