Aspectos tático-cognitivos: um estudo para a emergência do jogador inteligente no futsal
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a decisão dos indivíduos entre diferentes situações de jogo ocorrente no futsal, observar o comportamento dos envolvidos referente à sua capacidade de reflexão, leitura de jogo, onde posteriormente tomará a melhor decisão frente à situação-problema emergida. Para tal, foi classificada e interpretada a escolha da ação em que os jogadores foram situados. Compuseram a amostra quinze (n=15) participantes da equipe Sub-13 de futsal. Para a realização da coleta de dados utilizou-se formulário específico. Concluiu-se que para o surgimento de um jogador inteligente e criativo, é preciso propor atividades com exigências técnico-táticas associadas à dinâmica do jogo, estimulando o envolvido a perceber o jogo de uma visão mais ampla, fazendo com que ele possa escolher entre várias decisões possíveis, a mais adequada para a situação.
Referências
-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa. Dinalivro. 1994.
-Freire, J. B. Pedagogia do futebol. 3ª edição. Campinas. Autores Associados. 2011.
-Garganta, J. M. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ª edição. Porto. FCDEF-UP. p.11-25. 1995.
-Greco, P. J. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, do Exercício e do Movimento Humano. p. 107-129. 2006.
-Greco, P. J. (Org.). Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Vol.2. Belo Horizonte. UFMG. 2007.
-Goleman, D. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. 24ª edição. Rio de Janeiro. Objetiva. 1995.
-Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo. Atlas. 2003.
-Piaget, J. Seis estudos de psicologia. 24ªed. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 2004.
-Santana, W. C. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. Tese de Doutorado. UNICAMP-FEF. Campinas. 2008.
-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Scaglia, A. J. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo. Phorte. 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).