Impacto agudo dos jogos reduzidos na capacidade de gerar potência em atletas de Futebol

  • Silas Paixão Fernandes Universidade Gama Filho
  • Francisco Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Palavras-chave: Futebol, Jogos Reduzido, Potência, Fadiga

Resumo

Introdução: O jogo reduzido constitui uma importante ferramenta de preparação do atleta de futebol. Ainda não foi demonstrado na literatura a respeito se apenas o treinamento por meio dos jogos reduzidos é capaz de gerar uma sobrecarga ideal para o desenvolvimento da força necessária para o jogo. Objetivo: Quantificar qual o impacto agudo de diferentes formas de treinamento por meio dos jogos reduzidos na capacidade de gerar potência em atletas de futebol. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo analítico de intervenção experimental onde os sujeitos foram divididos em dois grupos que realizavam uma sessão de testerast e jogos reduzidos, e após a realização da sessão, ambos os grupos realizavam o re-teste RAST. Resultados: Tanto para o grupo 1 quanto para o grupo 2, observou-se uma melhora nos índices de potência máxima nopós treino. No entanto não houve diferenças estatisticamente significativas para nenhuma variável mencionada. Os valores de potência máxima após a sessão de treino foram maiores para o grupo 1 se comparado aos valores de pós treino do grupo 2. Inversamente proporcional aisso, ocorreu com valores de índice de fadiga. Discussão: Os aumentos induzidos pelo jogo reduzido em ambas as situações podem ser justificados por fatores bioquímicos, fisiológicos e metabólicos. Conclusão: Conclui-se que ambas as formas de jogo reduzido são capazes de induzir aumentos perceptíveis, embora não significativos na capacidade de gerar potência máxima em atletas de futebol em um período agudo pós-jogo. No entanto, percebeu-se um aumento mais expressivo na ocasião em que houve jogo reduzido menor

Biografia do Autor

Silas Paixão Fernandes, Universidade Gama Filho

Fisiologista das Categorias de Base do Brasilis Futebol Clube Ltda. Preparador Fisico do Brasilis Futebol Clube Ltda.

Referências

-Alves A. P. Jogos Reduzidos em Futebol, Efeitos do Processo de Aprendizagem e da Diminuição do Número de Jogadores nas Ações Técnico-Tática, Frequência Cardíaca, Percepção Subjetiva de Esforço e Distancias Percorridas em Diferentes Velocidades. Dissertação de Mestrado apresentada àFaculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal. p. 7. 2011.

-Braz, T. V.; Dias, R.; Gonelli, P.; Spigolon, L.M.P.; Borin, J.P. Alterações das Capacidades Biomotoras em Futebolistas Profissionais: Considerações Relacionadas as Diferentes Posições do Jogo. Revista EFDeportes. Ano 15. Núm. 148. p. 2010.

-Campeiz, J. M.; de Oliveira, P. R.; Maia, G.B.M. Analise de Variáveis Aeróbias e Antropométricas em Futebolistas Profissionais, Juniores e Juvenis. Conexões. Vol. 2. Núm. 1. 2004.

-Castelão D. P. Estudo Comparativo do Desempenho Tático de Jogadores do Escalão sub-11 em Jogos Reduzidos 3v3 e 5v5. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. p. 35. 2010.

-Cetolin, T.; Foza, F.; Siqueira, O. D.; Crescente, L.; Cardoso, M. S. Potencia Anaeróbica após Período de Treinamento. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Salvador-Bahia-Brasil. 2009.

-Chin, E.R.; Allen, D. G. Effects of Reduced Muscle Glycogen Concentration on Force, Ca²+ release and Contractile Protein Function in Intact Mouse Skeletal Muscle. Journal of Physiology Sydney. Australia. Vol. 498. Núm. 1. p. 17-29. 1997.

-Daros, L. B.; Osiecki, R.; Dourado, A.C.; Stanganelli, L. C. R.; Fornaziero, A.M.; Frisseli, A. Análise Comparativa das Características Antropométricas e de Velocidade em Atletas de Futebol de Diferentes Categorias. Revista da Educação Física/Universidade Estadual de Maringá-PR. Vol. 19. Núm. 1. p. 93-100. 2008.

-FIFA, Federation International Football Association. La Formación y la Preparacíon Física. Vol. 8. p. 2-4. 2012.

-Filgueira F.M.; Greco P.J. Futebol um Estudo Sobre a Capacidade Tática no Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento. Revista Brasileira de Futebol –Viçosa. Núm. 1. p. 53-65. 2008.

-Hargreaves M. Fatores Metabólicos na Fadiga. Revista Gatorade Sport Science. p. 1-4. 2006.

-Gomes M.S. Do Pé Como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés Dentro da Caixa Preta da Periodização Tática. Monografia de Licenciatura Apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. p. 14-53. 2006.

-Leitão, R.A.A. O Jogo de Futebol: Investigação de sua Estrutura, de Seus Modelos e da Inteligência de Jogo, do Ponto de Vista da Complexidade. Tese de Doutorado Apresentada à Faculdade Estadual de Campinas-UNICAMP. p. 12. 2009.

-Lima, N.J.C. Jogos Reduzidos em Futebol, Comportamento Técnico-Tático e Variabilidade da Frequência Cardíaca em Jogos de 3x3 e 6x6 com Jogadores sub-13. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 10. 2010.

-Marques Junior N. K. Solicitação Metabólica no Futebol Profissional Masculino e o Treinamento Cardiorrespiratório. Revista Corpoconciencia. Núm. 13. p. 25-58. 2004.

-Martins, P.J.C. Jogos Reduzidos em Futebol: Comportamento Técnico Tático e Variabilidade da Frequência Cardíaca em Jogos de Ataque e Defesa, Com Igualdade e Superioridade Numérica, em Jogadores Sub-13. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 32-43. 2010.

-Nunes, M.D.S. Variação da Frequência Cardíaca, Percepção Subjetiva de Esforço e do Perfil de Ações Técnicas em Jogos Reduzidos de Futebol. Efeito do Número de Jogadores e da Fase de Jogo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 19-36. 2010.

-Oliveira, J.G. Periodização Tática, Pressupostos e Fundamentos. Congresso Brasileiro de Futebol. Belo Horizonte-MG. 2012.

-Pereira, F.A. Analise do Processo Ofensivo em Futebol: Estudo Centrado nas Sequencias de Passe. Dissertação de Mestrado Apresentada à Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 25-30. 2008.

-Péres, J. La Frequência Cardíaca em Partido. Revista Abfutbol, Espanha. Núm. 15. p. 75-79. 2005.

-Serrano J. L. A. La Planificación Actual del Entrenamiento em Fútbol: Análisis Comparado del Enfoque Estructurado Y la Periodización Tática. Revista Accionmotriz. Espanha. Núm. 8. p. 5. 2012.

-Silva, E.J.O. Analise do Jogo de Futebol: Característica do Processo de Transição Defesa-Ataque das Sequencias de Finalização. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 17. 2007.

-Silva, J. F.; Guglielmo, L.G.A.; Floriano, L.T.; Arins, F.B.; Dittrich, N. Aptidão Aeróbica e Capacidade de Sprints no Futebol: Comparação entre as Posições. Motriz. Vol. 15. Núm. 4. p. 861-870. 2009.

-Vendite C. C. Sistema, Estratégia e Tática de Jogo: Uma Análise dos Profissionais que atuam no Futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. p.13. 2006.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Fernandes, S. P., & Navarro, F. (2014). Impacto agudo dos jogos reduzidos na capacidade de gerar potência em atletas de Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/233
Seção
Artigos: Edição Especial

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##